Polícia Militar do Rio de Janeiro com Status de Secretaria de Estado

Compartilhar com:

Uma das propostas do governo Wilson Witzel será a extinção da Secretaria de Estado da Segurança Pública e a criação da Secretaria de Estado da Polícia Militar e Secretaria de Estado da Polícia Civil. A despeito das críticas noticiadas, o novo governo, que tomará posse no próximo 1º de janeiro de 2019, argumenta que “‘Não se faz segurança pública sem processo penal, sem infiltração e sem levantar sigilos fiscal e telefônico’, defendeu Witzel no Fórum de Governadores, em Brasília, na última quarta-feira (12)”.

Status de Secretaria de Estado, pela terceira vez

Essa é a terceira vez que a Instituição Militar Estadual (IME) terá o status de secretaria de Estado. As outras duas vezes aconteceram nos dois governos de Leonel Brizola, respectivamente, em 1983 a 1986 e 1991 a 1995. O Secretário de Estado da Polícia Militar, naquelas ocasiões, foi o coronel PM Carlos Magno Nazareth Cerqueira. Interessante que, a segunda vez que foi nomeado para o cargo citado, aquele comandante já se encontrava na inatividade.

Coronel Figueiredo homenageado pela Associação Comercial de Jacarepaguá.

Para ocupar o cargo de Secretário de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel escolheu o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. Com 49 anos, dois quais 30 deles com dedicação exclusiva à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Naquela IME, o comandante Figueiredo desempenhou as seguintes funções:

  • Secretário do comandante-geral (2007 e 2008);
  • Chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante-Geral (2008);
  • Corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009);
  • Comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Resende, no ano de 2011;
  • Oficial integrante do Projeto de Unidades de Polícia de Pacificação (
    UPPs), nas coordenadoria de Inteligência (2012) e Operacional (2013); das UPPs.
  • Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em 2014;
  • Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Jacarepaguá, em 2014 e
  • Comandante e coordenador das UPPs.

Passagem do Comando da PMERJ

O coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, após ser nomeado Secretário de Estado da Polícia Militar, receberá, na próxima quarta-feira (3), o comando da IME, substituindo o coronel Luis Claudio Laviano.

Coronel Laviano numa entreevista ao Jornal O Globo.

No comando-geral da PMERJ, desde o início da Intervenção Militar na Secretaria da Segurança Pública daquele Estado, após comandar o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Comandar e coordenar as UPPs, o coronel Laviano terá novo desafio, após transferir-se para a reserva. Decidiu aceitar o convite para integrar a equipe do General Guilherme Theophilo que será o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) , no Ministério da Justiça. Ó Ministro dessa pasta será o Juiz Sérgio Moro, no Governo de Bolsonaro.

Com as informações das fontes indicadas.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *