Policial Militar e Mãe: extraordinárias protetoras – Região Sul

Compartilhar com:

Na Região Sul Brasileira, encontram-se os Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No site GrupoEscolar, há muitas informações interessante sobre a região. “O espaço tomado pela Região Sul do Brasil” corresponde a “576.774.310 km²” e a população “é de pouco mais de 27 milhões de habitantes.”   Estas e suas respectivas comunidades e bens patrimoniais contam com a proteção efetiva das Pms da Região Sul, denominadas Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS); Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

As Instituições Militares Estaduais ora destacadas, nas comemorações do Dia das Mães, homenagearam suas profissionais, evidenciando as qualidades daquelas extraordinárias mulheres:mães e policiais militares e bombeiras-militares protetoras.

BMRS

Aquela Instituição Militar Estadual (IME) homenageou as mães — policiais militares rio-grandense-do-sul —, num evento cerimonioso, com a presença do comandante-geral da BMRS. Os detalhes daquela solenidade foram publicados no portal da IME, mediante imagens e texto apresentados a seguir:

previous arrow
next arrow
Slider

Nesta sexta-feira (10/5), no quartel do comando geral da Brigada Militar, em Porto Alegre, ocorreu à solenidade em homenagem ao Dia das Mães no próximo domingo dia 12 de maio.

Na ocasião, foram reunidas às policiais militares que são mães e fazem parte do efetivo do quartel do comando geral da BM. O capelão honorífico, padre Alexandre Chaves, realizou a leitura de um texto celebrando a vida de todas as mães e posterior deu a benção para todos os presentes. Todas as policiais que estavam no evento foram homenageadas, pelo comandante-geral, coronel Mário Yukio Ikeda, subcomandante-geral, coronel Carlos Alberto Prado de Andrade, o chefe do Estado-Maior, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra e o corregedor-geral, coronel Márcio Galdino, com rosas e um cartão. A cerimônia foi abrilhantada pela Banda de Música da Ajudância-Geral da BM.

Ao receber a palavra o chefe do Estado-Maior, coronel Dutra, destacou a importância de valorizarmos nossas mães em vida. A mãe do coronel Dutra faleceu em 1986, durante seu curso de aspirante.

Os oficias e praças do comando geral da Brigada Militar, homenageiam a todas as mães pela passagem do seu dia no próximo domingo 12 de maio de 2019.

PMPR

As mães — policiais e bombeiras-militares paranaenses —, na comemoração do Dia das Mães, receberam as homenagens prestadas pela Instituição Militar Estadual. Os momento maravilhosos de confraternização estão descritos no texto, descrito pela jornalista Márcia Santos, da PMPR, e nas imagens expostas a seguir:

Em comemoração ao Dia das Mães, a 5ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar preparou uma manhã com homenagens e atividades para as mães e filhos da PM e do Corpo de Bombeiros. Nesta sexta-feira (10/05) as policiais e bombeiras trouxeram os seus filhos até o Quartel do Comando Geral, em Curitiba, para uma manhã diferente.

Para o chefe do Estado Maior da corporação, coronel Lanes Randal Prates Marques, esse é um momento para homenagear essas mulheres que além de se dedicarem à sociedade, também cuidam das suas famílias. “Nossas mulheres são fortes, com muito brio, e que tem, com certeza, responsabilidades imensas com a sociedade e também com a sua família”, disse. “Por isso é que nós temos que comemorar um dia tão valoroso como o dia das mães”, complementou o coronel Prates.

O dia foi organizado pela integrante da 5ª Seção do Estado Maior, tenente Michele de Paula Trindade Sensolo, com o apoio da equipe do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID). “A ideia surgiu a partir de conversas com amigas aqui do Quartel do Comando-Geral para fazermos uma ação que contribuísse e agregasse aos filhos e as mães”, contou.

Integrar as comemorações com o Corpo de Bombeiros foi um dos diferenciais do evento. “Toda mulher mãe, que trabalha fora e que contribui no orçamento do lar, sabe a dificuldade que é todo dia ter dois expedientes, o da polícia, ou dos bombeiros, ser mãe e dona de casa, então é muito prazeroso compartilhar isso com todo mundo hoje”, acrescentou a tenente Trindade.

A oficial de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, capitão Rafaela Mansur Diotalevi, destacou a importância de unir PM e Bombeiros para comemorar a data. “É muito importante valorizar a família, trazer mães e filhos para o Quartel do Comando-Geral e proporcionar um dia agradável e exclusivo para eles”, disse a capitão.

“É uma alegria muito grande tanto para mim quanto para minhas filhas. Elas gostam muito de vir no quartel e acompanham a nossa rotina”, disse a integrante do Estado Maior, soldado Alessandra Schiochet Zanella, que trouxe as duas filhas para a comemoração.

A soldado Alexandra Dudcoschi, que trabalha no refeitório do Quartel do Comando-Geral, trouxe as duas filhas para a manhã especial e disse que, às vezes, as pessoas esquecem que além de ser policial, as mulheres são mães e tem uma família para gerenciar. “Eu amo ser policial, não queria ser outra coisa, mas eu amo ser mãe também e é gratificante termos a profissão que a gente gosta e construir a família”, disse.

A filha dela, Giovana, adora vir no quartel e sempre que pode pede para a mãe. “Eu gosto de vir, porque eu passo o dia com a minha mamãe, e conheço mais um pouquinho o trabalho dela”, contou.

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) também auxiliou nas comemorações com atividades físicas para as mães e filhos. “Muitas mães já vem treinar aqui conosco, então colocar as crianças já cedo na atividade, mesmo sendo lúdica, com músicas infantis, estimula a gostarem de exercício físico”, disse professora de aula laboral e localizada do CEFID, soldado Geslaine Ketlin Couto da Silva.

A manhã foi de muita brincadeira para as crianças, que tinham a disposição cama elástica, piscina de bolinha, jogos de mesa e bola de futebol, além de uma mesa com um café da manhã para dar mais energia para os pequenos. Durante o evento foi apresentado um vídeo institucional do Dia das Mães aos participantes.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Veja, também, a apresentação que Banda de Música da PM fez num “shopping de Curitiba para comemorar do Dia das Mães”.

Com as informações e imagens das fontes citadas anteriormente

Ver mensagens da Região:

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *