Policial Militar e Mãe: extraordinárias protetoras – Região Nordeste

Compartilhar com:

Na Região Nordeste Brasileira, encontram-se os Estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No site GrupoEscolar, há muitas informações interessante sobre a região. Nela, habitam “cerca de 53 milhões de habitantes, distribuídos” numa “área de 1.558.000 km². ” Aquelas pessoas, suas respectivas comunidades e bens patrimoniais contam com a proteção efetiva das Pms da Região Nordeste. São as Polícias Militares do Alagoas (PMAL), Bahia (PMBA), Ceará (PMCE), Maranhão (PMMA), Paraíba (PMPB), Pernambuco (PMPE), Piauí (PMPI), Rio Grande do Norte (PMRN) e Sergipe (PMSE).

A maioria das polícias militares nordestinas publicou de notícias homenageando Dia das Mães. São destacadas as profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública que, de uma forma muito especial, evidenciam qualidades de extraordinárias mulheres: mães e policiais militares protetoras.

PMAL

No Estado de Alagoas, aconteceram duas homenagens às mães — policiais militares alagoanas —, às mães acolhidas numa entidade social e a que foi prestada pelos alunos do Colégio da Polícia Militar Agreste. Nas imagens e textos seguintes, encontram-se as informações relativas à comemoração do Dia das Mães, na PMAL.

Primeira homenagem

Na manhã desta sexta-feira (10), as cadeiras da sala de Cinemas Lumière, no Shopping Farol, foram tomadas por um público muito especial: as policiais femininas que se dividem entre a missão na Corporação e a da maternidade. Elas participaram de uma manhã de sorrisos e homenagens promovida pela Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL).
 
Logo na abertura, as homenageadas acompanharam um vídeo dedicado a elas. Com direito a uma sequência de fotos mostrando as mães fardadas acompanhadas de seus filhos e filhas e uma fala do comandante-geral. “Hoje faço uma menção especial a você mãe policial militar pois, além de cuidarem de seus filhos com esse amor supremo, zelam pela segurança das famílias alagoanas. Nossa gratidão a todas e um Feliz Dia das Mães”, parabenizou o coronel Marcos Sampaio.
 
O filme exibido foi a comédia nacional “Minha Vida em Marte”, que tem os atores Paulo Gustavo e Mônica Martelli como protagonistas. Mas antes que o filme começasse, uma surpresa: a própria Mônica apareceu na tela e deixou um recado para as mulheres a quem chamou de mães e guerreiras, policiais de Alagoas. “Estou muito feliz porque vocês vieram assistir Minha Vida em Marte e mais feliz em poder proporcionar esta alegria para cada uma de vocês, mamães como eu”, declarou a atriz que é também criadora da história que inspirou o roteiro.
 
A programação contou ainda com sorteio de brindes e entrega de certificados em agradecimento aos parceiros do evento, feita pelo major Sérgio Galvão, chefe da Assessoria de Comunicação da PM. Já a soldado Lucirlene Frias, pertencente à 1ª CPM/I, foi a campeã da campanha lançada nas redes sociais da PM, e sua foto com seu filho Miguel obteve o maior número de curtidas no Instagram @pmal.oficial.
 
“Ser mãe é uma das tarefas mais difíceis que exerço, contudo, é a melhor oportunidade que Deus me deu para tentar ser alguém melhor”. A fala é da policial militar e mãe, soldado Micheliny Tenório. Ela, que está lotada no Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), foi uma das militares que participaram do evento.
 
“Esta iniciativa do Comando Geral, em nos homenagear com uma sessão de cinema, foi propícia para refletirmos sobre nossos posicionamentos como mãe, profissional e mulher”, completou a soldado.
 
Já a soldado Amarillys Santos, do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), destaca sua dupla jornada em estar ali no árduo trabalho policial e em casa, na serenidade de ser mãe e educadora do pequeno Victor Santos, de três anos de idade. Ela também parabenizou a iniciativa inédita da sessão especial para as policiais, que puderam sair um pouco da rotina operacional e administrativa e reencontraram suas companheiras de curso e labuta.
 
“Esse é o quinto ano consecutivo que participo dos eventos das mães milicianas e, mais uma vez, a PM nos faz sentirmos especiais. A manhã de hoje foi maravilhosa e exclusiva. Nos divertimos muito, demos gargalhadas, nos emocionamos e refletimos sobre nosso papel de mulher e mãe”, disse a militar.
 
Ela conclui dizendo que o sacrifício da dupla jornada de mãe e policial, que se arrisca pela proteção da sociedade alagoana, é recompensador e ainda aconselha as futuras mamães policiais: “Tentem se desdobrar como todas as mulheres. Sejam as melhores mães e as melhores policiais que possam ser. Até porque, um dia, os filhos irão se orgulhar de vocês e de suas carreiras”.

Segunda Homenagem

O “Dia das Mães Solidário” , foi realizado com a participação dos cadetes da APMSAM, numa “ação social em abrigo de idosos”. Ali homenagearam as mães acolhidas pela Entidade Social, conforme se vê nas imagens e textos destacados a seguir:

Cadetes levaram momento de integração, homenagens e entrega de donativos


Os cadetes da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) participaram de uma manhã diferenciada nesta quinta-feira (09). No Dia das Mães Solidário, os militares visitaram a Associação de Acolhimento Mãe das Graças, no Conjunto Village Campestre II, bairro Cidade Universitária, na parte alta de Maceió.
Os cadetes prepararam homenagens às idosas em comemoração ao dia das mães. Além da interação, durante a atividade, os 60 idosos assistidos pela instituição receberam doação de itens como fraldas geriátricas, leite e materiais de higiene.

Junto com os cadetes, músicos da PM animaram a ação social no abrigo de idosos


O evento contou também com a participação de integrantes do Centro Musical da PM. Os músicos da banda levaram muita animação executando um repertório variado do projeto “Musicoterapia”.

A ação faz parte das diretrizes do comando da Academia de Polícia Militar, hoje conduzido pelo coronel Carlos Luna, e tem o objetivo de aproximar o futuro oficial da PM com o diversos setores da sociedade alagoana, estreitando ainda mais o contato entre instituição e população em geral.

Terceira homenagem

Mediante uma linda apresentação, os alunos do CPM Agreste homenagearam sua mamães. Nas imagens e textos seguintes, encontram-se os registros dos significativos momentos.

No Colégio da Polícia Militar Tiradentes – unidade Agreste, a tarde da última quinta-feira (09) foi marcada por uma linda apresentação dos alunos da Unidade de Ensino em homenagem as suas genitoras.
 
Durante a desenvoltura dos filhos em suas performances, entoando canções, recitando poemas e interpretando cordéis, era nítido o brilho no olhar de cada aluno na busca da aprovação de suas mães pelo espetáculo proporcionado, reafirmando assim tudo o que essas guerreiras representam para eles.
 
Já as mamães, que coloriam a plateia, respondia cada mensagem transmitida com sorrisos, aplausos e lágrimas de gratidão.

A diretora pedagógica do CPM Agreste, Quitéria Cezar, destacou que o evento foi organizado para estreitar os laços familiares e a comunicação entre mães e filhos. “Agradecemos a presença de todas as mães que deixaram seus afazeres para prestigiar seus filhos neste momento especial”, disse.
 
Ao final das apresentações os alunos e seus convidados participaram de um lanche coletivo.

PMBA

Na Bahia, além de um painel alusivo à significativa data, no portal da Instituição Militar Estadual, foram registrados dois momentos de homenagens e comemorações às mamães, em 2019, conforme se vê a seguir:

Primeira homenagem

Na primeira homenagem. as agraciadas, pelo Dia das Mães, foram as policiais militares baianas, segundo a notícia publicada, intitulada “PM comemora Dia das Mães com música e poesia”, com as seguintes imagens e textos:

“Quando chego em casa, depois de um plantão, tenho que planejar o dia que sucederá. Tenho que lavar, passar e guardar… Limpar, cozinhar, e novamente lavar. Organizar, preparar, pagar. E não posso me esquecer, do que eu mais gosto de fazer, que é proteger, ensinar, embalar, orar, aconchegar e afagar”. Esse é um trecho do poema: Sobre ser mãe – policial; policial-mãe, escrito pela soldado PM Gleicijane, do Departamento de Comunicação Social (DCS) da PM que homenageou todas as mães que participaram da cerimônia comemorativa ao Dia das Mães, nesta quinta-feira(9), no Quartel do Comando Geral da PM, nos Aflitos.

Durante o evento, presidido pelo comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, acompanhado do subcomandante geral, coronel Paulo Uzêda, o Coral e o Grupo de Teatro da PM realizaram  apresentações musicais e declamaram poesias em homenagem à maternidade de nossas corajosas policiais militares, que escolheram assumir o papel social de proteção da sociedade baiana, e exercem simultaneamente o nobre e terno papel de mães.

O comandante geral, coronel Anselmo Brandão pediu que as policiais militares mães, transmitam o espírito maternal para todos. “O que desejo hoje é que vocês continuem sendo carinhosas e disciplinadoras. Que o espírito maternal das senhoras possa ser repassado, pois nós policiais temos também esse papel acolhedor e protetor com os pares e a sociedade”, enfatizou.

O comitê inter-religioso da PM, com representantes das religiões: católica, espírita, matriz africana e evangélica deixou mensagens de fé, amor e sobre a importância do amor e das mães para a humanidade.

No final, a esposa do comandante geral, Rosângela, a mãe do subcomandante geral, Zulica, a major Fabiana e a subtenente Jailza, representando todas as mães do evento, receberam flores, chocolates e presentes. Todas as mamães receberam uma rosa e participaram do sorteio de brindes.

Segunda homenagem

A surpresa às mamães baianas, foi a segunda homenagem e aconteceu num shopping center, de acordo com a notícia “Grupo de teatro da PM realiza surpresa para as mamães em shopping center”. Foram momentos emocionantes e de muito carinho, mostrados nas imagens e textos seguintes;

Em comemoração ao Dia das Mães, o Grupo de Teatro da Polícia Militar preparou uma surpresa para homenagear as mamães que estavam no Shopping Center Lapa, na tarde desta sexta-feira (10). A programação especial contou com a participação de policiais militares que cantaram músicas, declamaram poemas e entregaram flores para as “rainhas do lar”.

A celebração ocorreu na praça de alimentação do shopping, quando policiais militares, de forma inusitada, caminharam entre as mães e entoaram as canções “mãe” dos cantores Fábio Junior, Arlindo Cruz e do grupo Olodum. A apresentação foi aplaudida pelo público e emocionou as mamães presentes. Como a mamãe Patrícia Ferreira, que trabalha no Center Lapa e foi pega de surpresa, quando recolhia as bandeiras de refeição. Mãe de três filhos disse estar lisonjeada com o que presenciou. “Que lindo! ser surpreendida durante meu trabalho com PMs cantando melodias que falam de amor pelas mães. Estou lisonjeada com esse gesto de carinho”, agradeceu.

Logo após, a declamação do poema que retrata o ato de ser mãe de autoria do sargento Anselmo e do soldado Lima Santos prendeu a atenção das homenageadas e do público participante. Dona Júlia, 63 anos, que é mãe e avó não conteve a emoção. “Estou entusiasmada com a performance do grupo da PM. Meu Deus! Quanta gentileza desses policiais que dedicaram seu tempo e realizaram esse presente com tamanho profissionalismo”, declarou.

A apresentação do grupo de teatro da PM dedicado às mães foi finalizada com mais músicas e a chegada de policiais militares femininas que entregaram buquês de flores e botões de rosas coloridas para todas as mamães.

PMCE

As mães — policiais militares cearenses —, que atuam nas atividades de trânsito urbano e rodoviário estadual, receberam as homenagens do comado do “BPRE realiza confraternização em homenagem ao Dia das Mães”. Daquela notícia, extraíram-se o seguinte texto e imagens:

Na manhã desta sexta-feira, 10, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), realizou uma confraternização antecipada em homenagem ao Dia das Mães, data celebrada no próximo domingo, 12. O evento aconteceu no auditório do próprio Batalhão, localizado no bairro Maraponga, em Fortaleza-CE. Cerca de 50 policiais militares da unidade compareceram à comemoração.


A iniciativa partiu do comandante do BPRE, Tenente-Coronel PM Lima e dos PMs que integram o setor de comunicação social, Major PM Rubens e Cabo PM Emannuely. Durante o momento de confraternização, foi servido um café da manhã para as presentes que agradeceram o gesto de reconhecimento.


No final do evento, as mães da unidade, foram prestigiadas com rosas, kits com produtos de beleza, além de um brinde moda praia que foi sorteado entre as policiais femininas que são mães.
Fonte: BPRE
Assessoria de Comunicação da PMCE


PMMA

As homenagens destinadas às mães — policiais militares maranhenses — foram prestadas pela PMMA e o Instituto Soldado Fernandes, durante um almoço, prestigiado pela presença do comandante-geral da Instituição Militar Estadual. A notícia, publicada no portal da PMMA, foi divulgada mediante imagens e texto seguintes:

PMMA E INSTITUTO SOLDADO FERNANDES REALIZAM ALMOÇO ALUSIVO AO DIA DAS MÃES


A Polícia Militar do Maranhão em parceria com o Instituto Soldado Fernandes realizou nesta sexta (10), um almoço alusivo ao dia das Mães. O evento reuniu as mães policiais militares, funcionárias civis e convidadas.
A comemoração aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, e contou com a presença do comandante geral da PMMA, coronel Ismael Fonsêca, do subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro, do subchefe do EMG, coronel Eurico Alves, da comandante do Comando de Segurança Comunitária, coronel Augusta, do comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana II, coronel Aritanã, além de oficiais e praças da Corporação.
Na oportunidade o coronel Ismael parabenizou todas as mães da família Policial Militar destacando a dádiva da maternidade e o reconhecimento dos seus valores no âmbito da família, corporação e sociedade.
O oficial finalizou agradecendo a presidente do Instituto Soldado Fernandes, senhora Tati Fernandes e toda sua equipe pela parceria com a instituição.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

PMPB

A Instituição Militar Estadual homenageou as mães
— policiais militares paraibanas — e desencadeou a Operação Dia das Mães. Desse modo, além da presença ostensiva, nas ruas de João Pessoa e demais municípios paraibanos, aconteceram momentos de homenagens às mães que se deslocavam, a pé ou em veículo, nos logradouros daquelas localidades. As homenagens encontram-se registradas no portal da PMMA, com as imagens e texto apresentados em seguida:

Operação Dia das Mães homenageia policiais militares e realiza ações na Capital

Reconhecimento, gratidão e afeto. Foram esses os sentimentos que permearam a solenidade de deflagração de uma operação toda especial que começou nesta sexta-feira (10). A “Operação Dia das Mães”, que tem, entre outros objetivos, reconhecer e homenagear as mães, e em especial as mães policiais militares, movimentou ruas de João Pessoa, instituições e o Comando Geral da corporação.
A Operação foi lançada em uma solenidade, onde o foco foram as mães policiais militares do Quartel do Comando da PM, que foram homenageadas por oficiais e praças da corporação. Outras ações similares aconteceram em diversas unidades, do litoral ao sertão do estado.
Também pela manhã, checkpoints no trânsito na capital (foto abaixo) homenagearam mães de todas as idades, destacando a importância do seu papel na construção de uma sociedade de paz. Asilo e escolas públicas também foram visitados pela Operação, que levou alegria, gratidão e reconhecimento para as mulheres.


Policiamento do final de semana – Durante o final de semana, ações policiais seguem intensificadas com o combate aos crimes patrimoniais e crimes contra vida, com tropas convencionais e especializadas atuando em diversas localidades apontadas pelos setores da estatística, inteligência, e também pelas denúncias feitas para o número 190.

PMPE

A Polícia Militar do Estado do Pernambuco (PMPE) inova com o Teaser do Dia das Mães:

É aguardar para ver….

Eis o vídeo publicado pela PMPE

Com os dizeres:

UMA LINDA E EMOCIONANTE HOMENAGEM DA PMPE PARA TODAS MÃES Tema: O exemplo que nos trouxe até aqui! #homenagem #diadasmaes #pmpe

PMPI

As homenagens da Instituição Militar Estadual foram prestadas às mães
— policiais militares piauienses —, com a seguinte mensagem:

A Polícia Militar do Piauí faz uma homenagem às mães pela passagem de seu dia. Pois assim como as mães cuidam e protegem seus filhos, a Polícia Militar do Piauí têm como missão ser guardiã da sociedade. Feliz Dia das Mães.

DCOM/PMPI

PMSE


As homenagens da Instituição Militar Estadual prestadas às mães
— policiais militares sergipanas —, contaram com presença do comandante-geral coronel Marcony Cabral dos Santos, conforme mostrado no seguinte vídeo:

A notícia publicada no portal da PMSE, evidenciou também que:

O Dia das Mães é o verdadeiro dia das guerreiras! E como é bom homenagear as mães da Polícia Militar de Sergipe e todas as mães que lutam com dedicação, força e sabedoria por um mundo melhor.
 
Feliz Dia das Mães para vocês, mulheres guerreiras, que acompanham o nosso trabalho diariamente.

Com as informações e imagens das fontes citadas anteriormente

Ver Mensagens da Região:

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *