Policiais militares tocantinenses participarão do “seminário sobre a promoção de Direitos Humanos através da padronização de condutas”

Policiais militares tocantinenses participarão do “seminário sobre a promoção de Direitos Humanos através da padronização de condutas”

15/03/2018 Treinamento Profissional 0
Compartilhar

Uma postagem do portal da Polícia Militar do Estado do Tocantins destaca que os policiais militares tocantinenses participarão do “seminário sobre a promoção de Direitos Humanos através da padronização de condutas”.

Conforme salientado naquele portal, “o Seminário de Aspectos Jurídicos do Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar do Tocantins para a promoção dos Direitos Humanos”, “Será realizado, na próxima sexta-feira” (16), “no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Palmas, às 08 horas”.

Além dos profissionais tocantinenses de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, ao evento, deverão comparecer “membros do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e especialistas da corporação militar.”

Naquela oportunidade, “serão abordadas, em mesa redonda”, questões temáticas sobre “abuso de autoridade; utilização da força, efetiva promoção dos Direitos Humanos através das ações do estado; principais demandas das pessoas vulneráveis e a manutenção e proteção dos direitos e garantias individuais pela Polícia Militar.”

Leia mais informações, sobre o”procedimento operacional padrão” e o debate acadêmico programados, para o evento definido e publicado, no post do portal da PMTO, e transcrito a seguir:

Procedimento Operacional Padrão (POP)

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um instrumento técnico-científico voltado à atividade operacional, que visa a padronização das condutas policiais militares do Tocantins. O manual é formado por sete módulos divididos em 57 processos e 128 procedimentos em quase 500 páginas de conteúdo.

O objetivo, é que a partir do POP, o policial militar seja subsidiado com informações teóricas e práticas para adequar-se as várias situações impostas na execução da profissão. A população em geral é a maior beneficiada com a ação da PM, conforme ressaltou o capitão Vinícius Dourado Moreira Lima, um dos organizadores do seminário.

Para o diretor geral de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, tenente-coronel Dosautomista Honorato de Melo, os militares estão sempre se atualizando para manter o compromisso da instituição. “A Polícia Militar está preparando melhor o seu capital humano, deixando eles prontos para atuar operacionalmente com esse Procedimento Operacional Padrão. A PM busca a capacitação do policial militar para trabalhar junto à sociedade”, declarou.

Debate acadêmico

O debate acadêmico que faz parte da programação do seminário contará com a presença dos seguintes convidados: Márcio Soares da Cunha, juiz de Direito; Beatriz Regina de Mello, promotora de Justiça; Letícia Cristina Amorim, defensora Pública e o coronel Marcelo Falcão Soares, chefe de Estado-Maior.

Com as informações da PMTO

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *