Policiais militares brasilienses serão comandados por uma mulher

Compartilhar com:

Na constituição da equipe de governo do Distrito Federal, o governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB) decidiu convidar a Coronel da Polícia Militar  Sheyla Soares Sampaio que irá exercer o cargo de Comandante-Geral daquela Instituição Militar. É a primeira vez que os policiais militares brasilienses, será comandada por uma mulher.


“Coronel da Polícia Militar do DF Sheyla Soares Sampaio — Foto: TV Globo/Reprodução”

A coronel Sheyla esteve na Redação do Correio Braziliense e conversou com as jornalistas Ana Maria Campos e Adriana Bernardes. Assista ao vídeo e saiba quais foram as perguntas propostas pelas jornalistas e as respostas da oficial da Polícia Militar do Distrito Federal escolhida para comandar uma corporação de 11.000 homens e mulheres que se decidam à proteção das pessoas e comunidades do Distrito Federal.

A Coronel PM Sheyla é uma profissional de polícia ostensiva e preservação de ordem pública experiente e dedicada. Tem consciência o desafiador papel a ser desempenhado e sente-se está confiante de que irá exercê-lo, a exemplo dos demais comandos, exercidos nos escalões inferiores, ao longo de sua brilhante carreira policial-militar. Atualmente, Sheyla é a terceira mulher escolhida para comandar uma Instituição Militar Estadual (IME), num total de 27 unidades federativas. 

A primeira foi a coronel PM Angelina dos Santos Correia Ramires, da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO). Graduada no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte – Minas Gerais, Angelina galgou, a exemplo de Sheyla, todos os escalões da PMRO, até assumir o Comado-Geral daquela IME, onde permaneceu de 19 de agosto de 2003 a 31 de dezembro de 2010.


Cel PM Angelina dos Santos Correia Ramires, auditório do Tribunal de Contasdurante a Aula Magna do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia, no dia 15 de abril de 2009 (Fonte: Jusmilitaris).

A segunda mulher escolhida para comandar uma IME, é a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias, conforme noticiado neste Pontopm, no post seguinte:

Outra instituição policial comandada, pela primeira vez, por uma mulher, é Metropolitan Police Service, de Londres, na Inglaterra. A Met, como é chamada pelos ingleses teria sido criada por Sir Robert Peel. Leia o post seguinte e confira.

0

Um comentário em “Policiais militares brasilienses serão comandados por uma mulher

  1. Carlos Braga
    Carlos Braga Responder

    Aos que ficam, impele-se o dever de manter as tradições, honrar o passado e entregar ao sucessor, no mínimo no mesmo nível que a recebeu. No dizer de Honoré de Balzac ” A polícia é eterna”, nós os homens somos os seus servos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *