As homenagens dos “Filhos de Minas”, no Dia dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

homenagens-dos-filhos-de-minas
Compartilhar com:

O Dia dos profissionais de Fisioterapia, e Terapia Ocupacional, no Brasil, é comemorado em 13 de outubro. Mas, neste 13 de outubro de 2019, comemora-se, também, outro acontecimento igualmente significativo e muito importante para os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Isso porque, neste ano de 2019, celebra-se o 50º aniversário da regulamentação das importantíssimas atividades profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Dentre as comemorações, destacam-se neste Pontopm as atividades fisioterápicas realizadas, durante a Tragédia de Brumadinho , e as homenagens dos “Filhos de Minas” aos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Ações dos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional

Na Revista do CREFITO-4/Minas Gerais, Anderson Luís Coelho, Presidente daquela entidade, destacou a conquista dos 50 anos e as consequentes certezas e desafios impostos aos profissionais, afirmando que:

Quando analisamos a história da fisioterapia e da terapia ocupacional nesses 50 anos de regulamentação, percebemos que as conquistas foram muitas, sobretudo em relação à sua inserção nas políticas de saúde pública. Tal fato aproxima, ainda mais, as duas profissões da sociedade, afinal impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas.

Entre os desafios, foi enfatizado a proposta suplementar da Inteligência Artificial, aos trabalhos cotidianos dos profissionais de fisioterapia e de terapia ocupacional. Então, declarou Anderson Luís:

O uso da inteligência artificial pode, (…), revolucionar a área da saúde, oferecendo maior segurança a profissionais e pacientes, ampliando, inclusive, a precisão de diagnósticos, a otimização de custos e resolutividade.

Na citada revista, encontra-se destacada a ação dos profissionais daquela entidade que, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG), apoiaram os militares estaduais, durante as intensivas ações de resgates, naquela conhecida “Tragédia de Brumadinho“. Daquela experiência, muitas lições foram aprendidas pelos profissionais que lá estiveram, indicando novas perspectivas sobre a necessidade intensiva de apoio fisioterápico àqueles que se esforçam nas atividades intensivas de proteção e socorro.

homenagens-dos-filhos-de-minas

Homenagens dos “Filhos de Minas” aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Houve, então, a decisão do comando da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro (APM), a fim de celebrar, com os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, “os 50 anos de regulamentação da Fisioterapia em Minas Gerais e no Brasil”. Assim, na manhã da última terça-feira (8), no Pátio da APM, os representantes dos “Filhos de Minas”, integrantes dos corpos docente e discente, oficiais, cadetes e outros militares estaduais, receberam os convidados. Compareceram, ao evento cívico e militar, o presidente, Dr. Anderson Coelho, a diretora-secretária, Dra. Flávia Massa, a conselheira, Dra. Marina Viveiros e o delegado de representação política da autarquia na cidade de Ipanema, Dr. José Avelino de Melo Jr, que, naquela ocasião, representavam os profissionais homenageados.

A cerimônia policial militar foi prestigiada com presença do Subcomandante da APM, — Tenente-Coronel Hélio Hiroshi Hamada —, do Diretor-Geral do Hospital da Polícia Militar (HPM) — Tenente-coronel Alex Louzada de Souza — e da Chefe do Serviço de Fisioterapia do HPM — da Tenente Coronel Fisioterapeuta Maria Rosália de Faria Moraes.

Os convidados receberam as homenagens dos “Filhos de Minas”; participaram do hasteamento das Bandeiras, ouviram a Canção da Polícia Militar, receberam diplomas e assistiram ao desfile militar.

Naquela ocasião, a Tenente coronel Rosália, uma das homenageadas, representava sua seleta equipe de profissionais fisioterapeutas, civis e militares e toda a equipe que presta serviços no HPM e APM.

Com as informações e fotos do CREFITO-4/MG, 1 e 2.

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *