Em Manaus, Polícia Militar do Amazonas inicia atividades de polícia ostensiva, usando bicicletas!

Os meios de deslocamentos dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, em todo o Brasil, são muito variados. Cada um deles, desde o deslocamento a pé ou em aeronaves, dependerá das contingências que, de igual modo, variará segundo as adpatabilidades (há casos que o deslocamento só é possível a cavalos) e disponibilidades (bicicletas, motocicletas, veículos, helicópteros) dos meios.

Nos fundamentos dos estudos da polícia ostensiva comunitária, há lições sobre a necessidade da aproximação do(a) policial aproximar-se do cidadão e das comunidades. Na maioria das vezes, ações de polícia ostensiva são bem sucedidas, em função do apoio e participação ativa do cidadão, seja pela disposição de cooperar com informações ou favorecendo apoios diversos, dependendo de cada situação. Mas, quanto ao deslocamento, tipo ideal é o “a pé”. Prevalecerão, certamente, as situações contingenciais e os profissionais saberão de que maneira irão superá-las.

Na Polícia Militar do Amazonas (PMAM), ficou decidido que, no complexo turístico da Ponta Negra, os resultados de proteção das pessoas de patrimônio serão melhores se os policiais deslocaram-se de bicicletas.

Leia, portanto, em seguida, a notícia publicada no portal da PMAM.

A Polícia Militar do Amazonas lançou na manhã de hoje (29) o policiamento ciclístico que vai atuar no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Na ocasião também foi realizado o passeio ciclístico organizado pela Instituição. Os eventos fazem parte das comemorações dos 180 anos da corporação. O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel David Brandão, realizou a abertura da Solenidade de inauguração da nova modalidade de Policiamento Ostensivo que vai atuar na Ponta Negra. Coronel David Brandão ressaltou a importância do policiamento para aquela localidade e que essas ações de planejamento estratégico estão voltadas para comunidade, tendo em vista que a polícia Militar segue a política de Polícia comunitária.

O policiamento Ciclístico é uma modalidade de policiamento já utilizado em diversas outras policiais do Brasil e contará com 15 Policiais Militares treinados e busca atingir uma maior área de atuação e de forma mais integrada e próxima à sociedade manauara, com prevenção e convívio diários.

Os policiais vão atuar em duplas e já passaram por curso específico de Policiamento, como: abordagens especiais com bicicletas, direitos humanos, Polícia comunitária, contato com turista, técnicas de montagem dos equipamentos específicos que requer o policiamento, além de outros.

Fonte: PMAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *