Comunidades e Polícia Militar de Sergipe buscam soluções para conter criminalidade!

Lideranças comunitárias e de proteção pública reuniram com o objetivo encontrar soluções para os problemas de violência e criminalidade de suas comunidades. Estão certos de as ações de proteção comunitária integrada constituem esforços adequados e com melhores possibilidades de alcançar melhores sentidos.

Nesse entendimento, a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) promoveu dois encontros com legisladores das cidades de Aracaju e Maruim, na manhã dessa segunda-feira (17), conforme foi destacado no portal da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE). foi destacado, também, que um dos encontros “aconteceu no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG)” onde se avaliou, por meio de dados registrados, a situação da “criminalidade nos dois municípios e o outro na própria cidade maruinense”.

Leia mais detalhes sobre as atividades publicadas:

Estiveram presentes na reunião, o superintendente executivo da SSP, coronel José Andrade, o comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Vivaldi Cabral, o coordenador das Delegacias de Polícia Civil na Capital (Copcal), delegado André Baronto, e os vereadores Seu Marcos (PHS) e Anderson de Tuca (PRTB). Um dos temas centrais do debate foi a melhoria do policiamento ostensivo.

O tenente-coronel Vivaldi Cabral ressaltou a melhoria do policiamento ostensivo em Aracaju e como esta atuação refletiu na diminuição de homicídios nos primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. “A Secretaria de Segurança Pública reconhece que ainda não chegamos aos números ideais, mas também é preciso reconhecer que houve uma redução significativa de homicídios. Este é um processo gradativo que reúne diversos tipos de ação, não apenas o policiamento ostensivo, mas também a investigação e até questões relacionadas ao município, como iluminação pública e saneamento básico”, reitera o comandante.

Segundo Anderson de Tuca, é preciso que a Força Nacional (FN) atue mais nas regiões carentes em Aracaju. “A gente vive o dia a dia das demandas da população e pretendemos levar estas reclamações à SSP. A gente sugeriu alterar algumas funcionalidades da FN, desde que esteja dentro do funcionamento da Polícia Militar. Entre elas, demos a sugestão que a Força Nacional poderia fazer blitze e abordagens em bairros mais carentes, como o Santa Maria, Bugio e Santos Dumont”. Para Anderson de Tuca, a reunião teve um saldo positivo e que renderá bons frutos para a população aracajuana.

Maruim

A outra reunião sobre criminalidade aconteceu no município de Maruim e contou com a presença dos vereadores Moisés Azevedo (PC do B), José de Araújo (PSDB) e a presidente da Câmara de Vereadores de Maruim, Maria Angélica de Jesus, além do superintendente executivo da SSP, coronel Andrade.

No encontro, os vereadores solicitaram mais policiais na região, já que a ocorrência de assaltos à mão armada acontece com frequência no município. Ainda foi discutido sobre o barulho causado por motocicletas sem escapamento, que causam uma forte poluição sonora e, consequentemente, um incômodo para os cidadãos maruinenses.

Para o coronel Andrade, o baixo efetivo de policiais militares no município de Maruim acaba sendo um fator que beneficia a criminalidade. “Ouvimos queixas sobre furto e roubo de telefones celulares, principalmente à noite. Ouvimos e anotamos todas as reclamações e vamos repassar para o comandante-geral e para o delegado-geral, para que eles possam planejar medidas que minimizem a ação dos infratores na cidade de Maruim e levar a segurança que o povo precisa”

Para Maria Angélica, a reunião foi muito boa e produtiva. “Fomos muito bem recebidos pelo coronel Andrade, que, dentro da suas possibilidades, irá amanhã se reunir com o secretário da Segurança Pública, tentando minimizar esses problemas que foram citados. Saímos daqui satisfeitos com a maneira que fomos atendidos”.

Fonte: PMSE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *