Novo comandante para o comando do policiamento especializado

policia-ostensiva
Compartilhar com:

Na manhã desta sexta-feira (28), o coronel PM Giovanne Gomes da Silva foi substituído pelo coronel PM Frederico Geraldo Ferreira no cargo de comandante do comando do policiamento especializado (CPE). ) coronel PM Giovanne será, a partir do próximo janeiro, o novo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no próximo governo. A passagem de comando aconteceu na Academia da Polícia Militar do Prado Mineiro (APM). Foi presidida pelo atual comandante-geral, coronel PM Helbert Figueiró de Lourdes, na presença dos comandantes e comandados da Região Metropolitana de Belo Horizonte e de autoridades civis.

Cerimônia de passagem do comando do policiamento especializado

A cerimônia policial-militar de passagem do comando do CPE ocorreu no auditório da (APM).

No seu discurso, o novo comandante do CPE — coronel PM Frederico — ressaltou a importância, daquela unidade intermediária na PMMG, e a motivação sentida ao comandá-la, afirmando que:

“(…) é uma grande honra e satisfação para mim e agradeço ao Comando da PMMG o voto de confiança. À exceção dos três anos passados junto à Auditoria Setorial da Instituição, toda a minha carreira se desenvolveu em unidades pertencentes ao CPE, Comando fundamental para o bom desempenho da Polícia Militar. Me comprometo com todos os integrantes do Policiamento Especializado a fomentar o profícuo ambiente de trabalho baseado no respeito, na lealdade, na ética, na hierarquia e na disciplina. Trabalharemos juntos para que as forças integradas do CPE mantenham-se em pronto emprego diuturnamente” (…).

O comandante substituído — coronel PM Giovanne — foi homenageado pela Instituição Militar Estadual (IME), em consequência de sua conduta exemplar, zelosa e dedicada no comando do CPE. O reconhecimento foi materializado numa “moldura com a insígnia representativa do CPE” que lhe foi entregue pelo Coronel Helbert Figueiró. Ao agradecer a manifestação de apreço, o coronel Giovanne disse que:  

“A nossa carreira é feita de vários momentos e um dos mais felizes da minha vida foi como do CPE. Saio com a sensação de dever cumprido e um sentimento de muita gratidão. A tropa do CPE faz parte da minha essência. Ela ombreou comigo cada missão de proteger o povo mineiro”

As solenidades de passagem de comando, para o Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, constituem significados muito singulares, nas IME, principalmente pela renovação ocorrida nas ações de comando, pautadas pelo comprometimento e disposição de continuidade da inovação e implementação das estratégias tático-operacionais da Corporação. Naquela oportunidade, referindo-se ao coronel Frederico ressaltou que ele teria:

“ (…) duas missões pela frente: em uma missão secundária, prestar auxílio ao policiamento ordinário na redução da criminalidade no estado, e em sua missão principal e mais efetiva, combater a alta criminalidade, impedindo-a de fixar no território do Estado. Sua trabalho será árduo, mas, certamente, logrado de muito sucesso, por sua diferenciada competência profissional, muito bem percebida pelo Alto Comando da Instituição”.

Unidades subordinadas ao comando do policiamento especializado

Criado em 21 de junho de 2004, o CPE integra o sistema operacional de recobrimento e apoio da PMMG. Articula-se, então, de tal forma a atuar em todo o território mineiro, sendo uma unidade tática responsável “(…) pela coordenação, controle e emprego das forças especiais (…)” e “(…) destinadas a atuarem em caso de graves perturbações da ordem e em ocorrências que exijam emprego de técnicas especiais, sendo força de reação do comando-geral.”

Atualmente, as unidades operacionais e executivas do citado sistema são:

  • O Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas – ROTAM;
  • O Batalhão de Polícia de Choque – BPChq;
  • O Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE;
  • O Batalhão de Polícia de Guardas – BPGd;
  • O Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes – RCAT e
  • A Companhia de Polícia Militar Independente de Policiamento com Cães.

previous arrow
next arrow
Slider

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *