a-chuva-dos-meteoros
Compartilhar com:

A chuva dos meteoros é uma das raridades ocorridas no céu, explicada pela ciência, que poderá ser vista na madrugada do dia 4 para o dia 5 de maio deste 2019. Trata-se de um fenômeno, denominado Eta Aquarídeos, que é uma chuva de partículas deixadas pelo cometa Halley. Este tem sido um antigo e frequente visitante do planeta Terra que viaja pelo sistema solar. Leia e veja, no link destacado abaixo, algumas curiosidades sobre

Nesta época do ano, a chuva dos meteoros tem sido comum, segundo
Cássio Barbosa . E a ocorrência do fenômeno é denominada de Eta Aquarídeos. Esse nome, “vem do ponto do céu em que os meteoros parecem surgir, neste caso, perto da estrela eta da constelação do Aquário.” Há orientações do cientista, àquele que deseja assistir ao espetáculo. Pontanto, deve:

Para ver os meteoros, você não precisa (nem deve) usar qualquer instrumento. Telescópios ou binóculos restringem muito o campo visual e você irá perde-los, já que eles cruzam o céu. Procure um lugar escuro (e seguro) e leve uma cadeira de praia, isso evita um torcicolo pela manhã. Posicione-se de frente para o leste para aumentar as chances de ver algum meteoro surgir.

Você pode começar a qualquer hora depois do anoitecer, existem outros chuveiros ativos e a chance de ver alguma coisa não é pequena. Mas a constelação de Aquário e o radiante da chuva nascem por volta das 2 da manhã e já às 02:30 estão visíveis, o que melhora bastante as chances de observar um meteoro dessa chuva em particular. Este ano são esperados entre 30-40 meteoros por hora, mas além de ser uma previsão teórica, essa é uma taxa para condições ideais de observação. A Lua vai contribuir com as condições este ano, pois estará em sua fase de nova.

Assista, também, no vídeo seguinte, as dicas do astrofísico Gustavo Rojas, sobre a chuva dos meteoros, ocorrida há cinco anos, e as informações indispensáveis à observação do fenômeno.

Porque o cometa Harley é tão famoso?

Vale a pena conferir!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *