243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras

243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras

07/06/2018 Comemoração 1
novos-policiais-militares-e-mais-protecao-as-cidades-mineiras

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) comemora, desde a última segunda-feira (4), 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras, destacando-se, nas cerimônias comemorativas, a realização de um “Concerto da Orquestra Sinfônica“; “o Dia do Pessoal da Reserva e Reformados” e a distinção, com a Medalha de Mérito Profissional, aos policiais militares mineiros.

Um espetáculo da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, na comemoração dos 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras

Na noite dessa segunda-feira (4), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na comemoração dos 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras, a Orquestra Sinfônica, da Polícia Militar de Minas Gerais, destacou-se com a boa “Música, dança, canto e aplausos do público” que compareceu naquele espetáculo cultural.

Leia, em seguida, a opinião das pessoas, antes, durante e após, a inesquecível apresentação:

“A expectativa é altíssima e acho que vou aproveitar muito porque gosto muito de música e orquestra é algo que me atrai” (Katia Regina Stangherlin).

“A gente gostou bastante e eu trouxe ela para se divertir e conhecer sobre a história. A Polícia Militar está aí fazendo o serviço dela e a gente fica muito satisfeito pela segurança que eles nos trazem” (Francirene Fonseca – acompanhada de ‘Daniel Galvão e a filha Ana Flávia).

“A Orquestra Sinfônica da PMMG é um patrimônio que a gente tem e que encanta toda sociedade. O espetáculo é muito belo e é um presente para todos policiais militares começarem essa semana comemorativa” (coronel Helbert Figueiró de Lourdes – comandante-geral da PMMG.)

“Gostamos de dar uma equilibrada no repertório para o nosso público que assistiu não só um concerto, mas também pode ver dança, canto erudito e o nosso lado poético e cívico” (capitão Antônio Vicente Soares – regente titular da orquestra.

Um dos momentos mais significativos do espetáculo-show-comemorativo foi quando o “público ficou de pé para aplaudir momentos como a da execução de “Je Veu Vivre”, de Charles Gounod, com a solista soprano Eliseth Gomes, bem como o tema do filme “Exodus”, de Ernest Gold, com o Coral Aleluia e Coral da Assembleia de Deus.”

Veja também, no vídeo abaixo, alguns momentos vivenciados pelas pessoas que compareceram ao Palácio das Artes:

 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras  243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras
 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras  243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras

Na comemoração dos 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras, os policiais militares e convidados reverenciaram o Pessoal da Reserva e Reformados

O evento comemorativo do “Dia do Pessoal da Reserva e Reformados”, realizado na última terça-feira (5), “na Academia de Polícia Militar” do Prado Mineiro, contou com a presença de ilustres autoridades e notáveis policiais militares, agraciados com a “Medalha ‘Coronel Fulgêncio’ e ‘Dever Cumprido’.

O objetivo do agraciamento com as citadas medalhas é “reverenciar profissionais e instituições que prestaram relevantes serviços à sociedade mineira,” considerando que:

A primeira medalha, Coronel Fulgêncio, foi instituída para homenagear participantes da Revolução de 1932, bem como homens e mulheres de projeção e atuação colaborativa junto à União dos Militares de Minas Gerais. Já a segunda, Dever Cumprido destina-se a agraciar sócios da UMMG, que tenham prestado 30 anos de serviço na PMMG e completou outros 30 na reserva.

À solenidade ora destacada, compareceram o comandante-geral da PMMG, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, do coronel reformado Zéder Gonçalves do Patrocínio, presidente da União dos Militares do Estado de Minas Gerais (UMMG), entre outras autoridades, civis e militares, familiares e convidados dos agraciados.

Sobre a importância da solenidade — um dos eventos comemorativos dos 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras — manifestaram-se, respectivamente, o comandante-geral da PMMG e o
presidente da UMMG, assim se expressando:

“Esse momento de agraciamento que a União dos Militares faz é sem dúvida, um reconhecimento que todos nós policiais queremos” (coronel Helbert).
“Este acontecimento singular é uma forma de homenagear pessoas que contribuíram com a defesa e proteção do nosso Estado. É uma oportunidade de interação entre ativos, reservistas e reformados” (coronel Zeder).

 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras
 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras  243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras
 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras

 

Policiais militares mineiros foram distinguidos com Medalha de Mérito Profissional, na comemoração dos 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras

A semana comemorativa dos os 243 anos de proteção dos cidadãos e comunidades mineiras foi marcada com outra solenidade policial militar: o agraciamento “com Medalha de Mérito Profissional”.

Realizada na manhã desta quinta-feira (7) , o evento significativos para os policiais militares mineiros aconteceu “no auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte” e foi prestigiando com as presenças do coronel Helbert Figueiró de Lourdes, comandante-geral da PMMG, do coronel Fernando Antônio Arantes, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel André Agostinho Leão de Oliveira, subcomandante-geral da PMMG, de “autoridades militares, além de familiares que prestigiaram os homenageados neste grande dia.”

Na homenagem de reconhecimento dos profissionais mineiros que se destacaram pela “conduta exemplar […] no desempenho de suas atividades, manifestaram-se, respectivamente, sobre o significado da comenda:

o coronel Osvaldo de Souza Marques, diretor de recursos humanos da PMMG: “Essa medalha é um reconhecimento de todo esforço, dedicação e lealdade, são atos de bravura que esses militares mostraram nas ruas, nas unidades. Todos os homenageados nesta data são merecedores, seja pelo ato de bravura, pela conduta ou pela disciplina em sua conduta profissional”;

o coronel Helbert, comandante-geral da PMMG: “Esses profissionais que estão aqui hoje sendo homenageados ajudaram a engrandecer a nossa instituição que nesses 243 anos, cultiva a ética, a honra e valores que nos conduziram até aqui como uma polícia forte e respeitada. Além disso, nos últimos dois anos conseguimos reduzir a criminalidade no Estado e esse resultado é mérito de toda a tropa”; e

o sargento sargento Luiz Pereira de Souza, um dos agraciados: “É uma grande honra receber a medalha de mérito profissional, pois ela é um reconhecimento de nosso profissionalismo. Nós buscamos realizar nosso trabalho para sermos exemplo aos nossos colegas, seja na equipe de trabalho ou dentro da unidade”.

 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras  243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras
 243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras  243-anos-de-protecao-dos-cidadaos-e-comunidades-mineiras

Com as informações da PMMG

2

Um comentário

  1. Carlos Braga Carlos Braga disse:

    No dizer de Honoré de Balzac: “a polícia é eterna”, não nos interessa o seu nome mas o quanto está presente em nossas vidas.
    Parabéns à Força Pública que acolheu meus avós, tios, primos e uma infinidade de amigos, nós os Rodrigues Braga, os Oliveira Braga, os Braga Couto, os Braga Silva, os Braga Santos, os Santos, seremos uma única imagem reflectida, nós somos a PMMG, a PMMG nos é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *