Policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE

Policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE

29/05/2018 Comemoração 0
policiais-militares-cearenses-comemoraram-o-183-aniversario-da-pmce

Uma publicação no portal da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), informa que os policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE.

Os eventos que marcaram as solenidades e celebrações festivas dos 188 anos de criação e instalação da Instituição Militar Estadual foram realizados no período de 17 a 24 de maio deste ano. Em todos eles, houve significativa presença dos profissionais cearenses de polícia ostensiva e preservação da ordem pública e dos cidadãos representativos das comunidades cearenses.

Na programação comemorativa, foram desenvolvidas atividades destinadas aos públicos interno e externo, com o objetivo principal de “aproximar cada vez mais a Polícia Militar da população”, segundo publicação de um post, no portal da d PMCE.

Programação ao público interno, na ocasião em que os policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE

Ao público interno, foram realizadas as seguintes atividades celebrativas e cívicos militares:

Abertura das solenidades

Desenvolvidas nos dias 17 e 18, o foco principal foi homenagear os membros da Instituição Militar Estadual e seus respectivos familiares.

Na manhã da quinta-feira (17), ocorreu, “o Hasteamento do Pavilhão Nacional, no Quartel do Comando Geral” e, “no “final da tarde,” foi celebrado “um Ato Ecumênico, prestigiado por diversas autoridades civis e militares.”

Na manhã da sexta-feira (18), muitos policiais militares e familiares participaram com comandante-geral — Coronel Ronaldo Mota Viana — de “um Café da Manhã” em obtiveram o reconhecimento do comando pelos serviços operacionais destacados, “no período de janeiro a abril do corrente ano”. Naquela ocasião, foram, igualmente “agraciados com certificados de Destaques Operacionais.” Posteriormente, “Ainda no dia 18, foi promovido um Almoço comemorativo para os Comandantes das Áreas Integradas de Segurança – AIS’s acompanhados de um Praça de suas unidades, na Caixa Beneficente dos Militares do Ceará – CABEMCE.” No evento, encontravam-se “o Coronel Comandante Geral, o Presidente da CABEMCE e seus conselheiros, além de outros convidados.”

Atividades esportivas e culturais

Os policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE, durante o desenvolvimento de uma série de “atividades esportivas, como o torneio de futebol, passeio ciclístico, circuito hípico, bem como eventos culturais como concerto musical, exposição no shopping, apresentação de talentos, entre outros.”

Destacaram-se também, as seguintes realizações:

    1. “II Torneio de Tiro Policial Coronel PM RR José Gilson Liberato, no SNIPER – Clube de Tiro, que contou com a participação de atiradores da Polícia Militar e convidados”;
    2. “Circuito Hípico Cel Moura Brasil, com prova hípica em quatro categorias (0,40m – 0,60m – 0,80m – 1,0m),”realizado no Regimento de Polícia Montada – RPMont,”prestigiado “com a presença do Coronel Comandante Geral, Ronaldo Mota Viana, do Tenente Coronel Ricardo Colares, Comandante do RPMONT, do Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Antônio Aginaldo, além de outras autoridades civis e militares”;
    3. “II Torneio de Futebol de Campo” realizado “Nos dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), no Quartel do Comando Geral” disputado por 16 equipes constituídas, “exclusivamente, por policiais militares da PMCE.” O principal objetivo do torneiro foi “a congratulação ao centésimo octogésimo terceiro aniversário desta douta Corporação Militar, além do estímulo à prática esportiva e à integração da tropa. A equipe campeã foi a do Batalhão de Policiamento Turístico – BPTUR, tendo como vice-campeã a equipe da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – CGP, todos agraciados com medalha e troféu.”A importância das atividades esportivas foram assim destacadas pelo ” Tenente Coronel PM Clairton, Comandante do BPTUR, ” e dos policiais militares integrantes da euipe vencedora do torneio:

      […] quero frisar que não obstante nós termos recebido esta premiação de primeiro lugar, vencedores mesmo foram todos os times que participaram, que fazem parte da PMCE nesse momento de confraternização. Chegamos a final por mérito dos nossos atletas e nos consagramos campeões, mais uma vitória para o time do BPTUR, que já vem colecionando algumas vitórias”.

Atividades cívicos militares

As atividades programadas para o encerramento foram realizadas, na última quinta-feira(24), data, na qual se comemora anualmente o “aniversário da Instituição” Militar Estadual. Na ocasião, foi realizada “uma a Solenidade Cívico-Militar, no pátio externo do Quartel do Comando Geral, onde foram homenageadas diversas autoridades e policiais militares que contribuíram e continuam contribuindo para o engradecimento da Gloriosa Polícia Militar do Ceará.”

Aquela solenidade comemorativa, foi prestigiada com as presenças honrosas do “Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa; o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Mota Viana; o Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Heraldo Pacheco; o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart, além de outras autoridades e familiares.

No post publicado, no portal da PMCE, encontram-se igualmente destacados, os seguintes aspectos:
[…]

Na oportunidade, o Governador do Estado, Camilo Santana participou da entrega da Medalha do Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da Polícia Militar do Ceará (50 agraciados); da Medalha Grande Mérito, destinada a pessoas que venham a contribuir, de forma altruísta e engajada com a Corporação e com a causa da Segurança Pública Alencarina (10 agraciados), entre os agraciados estava a primeira-dama do Estado, Onélia Santana; e da Medalha José Martiniano de Alencar, que também é uma condecoração da Polícia Militar do Ceará, agraciando aqueles que prestaram bons serviços à Polícia Militar do Ceará e à causa da segurança pública (183 agraciados).

Dentro das comemorações, a Corporação resolveu homenagear post mortem alguns dos valorosos policiais militares que fizeram parte da história da Instituição, representados por seus familiares. Na ocasião, foi promovido o Ex-1° Tenente PM Marcos Paulo Lira Ribeiro ao posto de Capitão PM, representado por sua viúva e sua mãe.

Também foi homenageado o Coronel Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Ronaldo Mota Viana, pelo transcurso do seu natalício, comemorado também no dia 24 de maio.

Ao final da solenidade, aconteceu uma queima de fogos, uma apresentação da música “A Paz” e um desfile da tropa em continência às autoridades.

Finalizando a semana comemorativa, tivemos alguns eventos voltados ao público interno da Instituição. Entre eles, o Hasteamento do Pavilhão Nacional nos Batalhões aniversariantes, BPCHOQUE e RPMONT.

Programação ao público externo, na ocasião em que os policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE

As atividades celebrativas direcionadas ao público externo consistiram-se em:

Apresentações musicais e atividades lúdicas

As pessoas que estiveram “em alguns terminais de passageiros” puderam desfrutar das “apresentações da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará, Major Xavier Torres, fazendo uma alvorada musical para os usuários do transporte público de Fortaleza.”

Duas atividades lúdicas e marcantes, durante os momentos em que policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE, foram realizadas, respectivamente nos dias 21 e 23 de maio.

A primeira foi realizada, na manhã da segunda-feira (21), “na Associação Peter Pan, com a participação de policiais militares do Canil/BPCHOQUE e de policiais militares músicos, interagindo com as crianças” e o evento foi prestigiado com a presença do “Coronel Comandante Adjunto, Adriano de Moura Soares.” Nesse mesmo dia, no “final da tarde do mesmo dia, aconteceu a apresentação de talentos da PMCE, contando com a participação de policiais militares com talentos voltados para atividades artísticas com músicas, shows de humor e desenhos de caricaturas. O evento foi realizado na Avenida Beira Mar, em frente ao Náutico Clube, aberto ao público.”

A outra atividade, “aconteceu no auditório do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará – CREAECE,” quando, na quarta-feira(23), se realizou “uma palestra sobre Polícia Militar e Libras, que teve como objetivo mostrar a sociabilidade em especial a comunidade surda. A palestra mostrou que os policiais militares também podem se comunicar em libras e em casos específicos realizarem abordagens desta maneira.” Nesse evento , houve significativa presença de “deficientes visuais, surdos, psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, assistentes sociais, policiais militares e intérpretes de Libras.”

Exposições e atividades esportivas

No período de “17 a 20 de maio”, os policiais militares cearenses se mostraram ao público externo com “uma exposição com equipamentos, fardamentos, armamentos e viaturas da Gloriosa PMCE, no Shopping Rio Mar Kennedy, com visitação aberta ao público.” O foco do evento “visou interagir e estreitar a convivência da população com os profissionais de segurança pública, demostrando artigos e materiais utilizados no trabalho diário dos policiais militares.” No evento expositivo, a singularidade foi “apresentação do Veículo HUMAITÁ e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer.”

Mas, os policiais militares cearenses organizaram, também, “o II Passeio Ciclístico da PMCE”. A atividade esportiva foi realizada “no último dia 20 (domingo), aberto ao público. O momento foi marcado por um clima de confraternização e muita descontração entre os participantes.” Aconteceu, também, “no meio do trajeto, as pessoas tomaram um excelente café-da-manhã, ouviram boa música e contaram com a presença do ilustre Governador do Estado do Ceará, que pedalou ao lado da população, comemorando a implantação da Rodovia CE-010.”

Ao final, foi destacado, naquele post:

“PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSA LINDA FAMÍLIA CHAMADA PMCE!!”

Veja as fotos que registraram os momentos em que os policiais militares cearenses comemoraram o 183º aniversário da PMCE.

Com informações da PMCE>

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *