pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes

Os militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes, iniciando as comemorações celebrativas do aniversário do Alferes Joaquim da Silva Xavier, destacado membro da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e um dos mais notáveis brasileiros de todos os tempos.

Serão muitas, nas unidades da federação brasileira, as homenagens prestadas ao Patrono das Polícias Militares brasileiras, a exemplo do que aconteceu no ano passado e registrado neste Pontopm:

Polícia Militar do Tocantins homenageia o Alferes Tiradentes!

Polícia Militar da Bahia homenageia o Patrono “Alferes Tiradentes”!

Polícia Militar de Santa Catarina distingue seu Patrono: o Alferes Tiradentes!

Em Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira (20), na Academia Militar do Prado Mineiro, os militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes, no ato cerimonioso que os militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes “presidido pelo pelo Comandante da Academia da PM, Coronel Robson José de Queiroz, prestigiado pelo Comandante da Academia do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Cleberson Pereira Santos, e demais autoridades presentes.”

Perfilados, os militares da PMMG e do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) assistiram ao “acendimento da tocha que simboliza os ideais dos Inconfidentes, dando início às comemorações de 21 de abril em homenagem à Tiradentes”. Na sequência, foi dada a largada da “corrida do fogo simbólico” e a tocha acesa, conforme destacado no vídeo acima. Conduzida por uma equipe de militares mineiros, “Cadetes da PM e dos Bombeiros”, até ao município de Ouro Preto, quando se iniciará as homenagens oficiais prestadas ao Mártir da Inconfidência.

Ainda no pátio da Academia Militar do Prado Mineiro, os presentes cantaram garbosamente a Canção da PMMG.

Depois, o “Coronel Robson José de Queiroz destacou a importância desta cerimônia para a corporação e disse que ela é um marco que simboliza os ideais do Alferes Tiradentes, afirmando:

A escolta do fogo simbólico pela estrada real até a cidade de Ouro Preto é uma tradição da Polícia Militar. A chama representa os ideias de liberdade, igualdade, fraternidade defendidas por Tiradentes e os heróis da Conjuração Mineira. É um culto que todos os policiais militares devem fazer e refletir porque nós somos defensores das liberdades e garantias constitucionais

Para os brasileiros, o Dia 21 de Abril, considerado feriado nacional, tem significado especial!

Para os militares estaduais do Brasil, o Dia 21 de Abril, é um tempo de homenagear um herói, pois trata-se de um ritual que “relembra a importância do Alferes Tiradentes que serviu no Regimento Regular de Cavalaria da Polícia Militar, primeira tropa da Capitania, criada em julho de 1775, onde começou a história da PMMG.”

 Militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes  Militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes
 Militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes  Militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentes

Divulgou-se também o seguinte vídeo:

Com as informações da PMMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM