Policiais militares maranhenses concluíram o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública

Policiais militares maranhenses concluíram o Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública

13/03/2018 Educação Profissional 0

Um post publicado no portal da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) informa que “25 Capitães da PM concluíram o IV Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP.”

Realizada na manhã da última “segunda-feira (12)”, a cerimônia de conclusão do “IV Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP […] aconteceu no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.”

Ao evento solene, considerado “mais um avanço na área de ensino da corporação”, uma vez “que retomou a parceria com a UFMA para aplicação do Curso, compareceram:

[…]
a reitora da UFMA, Nair Portela, o secretário de segurança Pública do Estado, delegado Jefferson Portela, o comandante geral da PMMA, coronel Frederico Pereira, o subcomandante geral da Corporação, coronel Jorge Luongo, o Sub Chefe do Estado Maior, coronel Antonio Roberto, o diretor de Ensino, coronel Laércio Ozório, o comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD, coronel Raimundo Sá, além de professores da Universidade, convidados, oficiais e praças da PM.

Leia mais informações publicadas no post, do portal da PMMA, transcrito em seguida:

[…]
Durante a solenidade os três primeiros colocados; capitães Rômulo, Gomes e Kardec foram homenageados. O capitão Rômulo Reis Júnior recebeu a Medalha de Mérito Intelectual “Goncalves Dias”, por ter galgado o primeiro lugar do curso.

Segundo o coronel Raimundo Sá, comandante da APMGD, o curso confere o título de especialização lato sensu em Gestão de Segurança Pública aos capitães e os habilita a ascenderem ao posto de major. O oficial informou também que o objetivo da especialização é fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na área da segurança pública e aprimorar a qualidade do serviço oferecido pela polícia militar à população maranhense.

Para o coronel Pereira o curso além de ser essencial na carreira do policial militar representa avanços e quebra de paradigmas. “Para a Corporação foi um grande avanço reativar a parceria com a UFMA, há mais de dez anos não realizávamos este curso na nossa Instituição e graças à parceria com a universidade, na nossa gestão já realizamos dois CEGESP”, disse Pereira. O comandante exaltou a capacidade dos professores e instrutores, finalizou parabenizando os formandos por galgarem mais um passo em suas longas carreiras profissionais.

“Os senhores são formados para comandar, sejam bons comandantes e gestores, não receiam, isso é fundamental, pois o povo que é detentor do poder absoluto precisa de vocês”, palavras do secretário Jefferson Portela, aos 25 capitães que se especializaram em segurança pública. O secretário destacou também o nível intelectual da turma e parceria com a Universidade Federal.

Para Nair Portela o trabalho em conjunto da Universidade com a Corporação Militar é salutar e a gestora parabenizou as instituições pela parceria. universidade é pautada em atender os interesses da comunidade. A aproximação e troca de conhecimentos com uma instituição secular, como a PMMA, engradecesse o conhecimento acadêmico. Dessa forma estamos celebrando futuras parcerias e consequentemente melhorando a educação e a proteção da sociedade”, disse a reitora.



Sobre o Curso

O CEGESP é composto por 700 horas/aulas, teve a duração de aproximadamente de 5 meses em regime integral com aulas em 21 disciplinas, nos períodos da manhã e tarde na APMGD. Um dos requisitos para a aprovação no curso é a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que os alunos realizaram com sucesso na última semana.

O curso confere o título de especialização lato sensu em Gestão de Segurança Pública aos capitães e os habilita a ascenderem ao posto de major. As aulas foram ministradas por professores doutores, mestres e especialistas da UFMA, UEMA e APMGD.

 

Com informações da PMMA

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *