Polícia Militar Paraibana completa 186 anos de bons serviços prestados à população do Estado

Polícia Militar Paraibana completa 186 anos de bons serviços prestados à população do Estado

05/02/2018 Comemoração 0

No último dia 03 de fevereiro do corrente ano, os profissionais paraibanos de polícia ostensiva e preservação da ordem pública comemoraram o 186º aniversário da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB), segundo informações publicadas no portal daquela Polícia.

Criada e instalada “oficialmente em 3 de fevereiro de 1832”, a PMPB é um órgão do Sistema de Segurança Pública do Estado e caracterizada na condição de Instituição Militar Estadual (IME) responsável pela polícia ostensiva e a preservação da ordem pública de cada um dos municípios e distritos paraibanos.

Leia mais informações publicadas, sobre a história da PMPB, num post do portal da IME, e transcritas a seguir:

[…]
Atuando hoje em todos os municípios, a história da PM começa oficialmente em 3 de fevereiro de 1832, quando a corporação era denominada de Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Paraíba, atuando na então cidade da Parahyba (atual João Pessoa), e tinha um efetivo aproximado de 50 homens. Ao longo da sua história, a PM esteve presente nos mais importantes momentos históricos do Brasil e da Paraíba, a exemplo do combate à Revolução Praieira, à Guerra do Paraguai, à Revolta do Quebra-quilos e à Coluna Prestes.

Hoje, mais de nove mil homens e mulheres estão empregados nas atividades de segurança pública, no combate aos crimes contra a vida, e aos crimes patrimoniais. São 15 Batalhões de área, quatro Batalhões especializados, oito Companhias Independentes e Especializada, e um Grupamento Especializado, além de unidades administrativas.

O emprego das diversas modalidades de policiamento, a qualificação dos recursos humanos, treinamentos e investimentos em equipamentos, permitiu que neste último ano fossem apreendidas mais de 3 mil armas de fogo, e mais de 13 mil pessoas conduzidas a delegacia, colaborando diretamente na redução de crimes e contravenções.

A Polícia Militar acompanha as diversas mudanças sociais e desde 1986 emprega mulheres em atividades de policiamento e administrativa. As 26 Unidades de Polícia Solidária, instaladas em toda a Paraíba permitiu a proximidade com a população, colaborando com a resolução de problemas e pacificação de conflitos nas mais diversas comunidades.

A comemoração dos 186 anos da Polícia Militar deverá ocorrer após o período momesco, já que nesta época a corporação emprega cerca de 4.800 policiais para garantir a tranquilidade dos foliões e da população durante as festas em toda a Paraíba.

Com informações da PMPB

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *