Policiais militares mineiros de Governador Valadares participaram da campanha do “Novembro Azul”

Policiais militares mineiros de Governador Valadares participaram da campanha do “Novembro Azul”

30/11/2017 Medicina Saúde Preventiva 0

 

Houve muita movimentação, no “último final de semana” (25), em Governador Valadares, em consequência da movimentação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da polícia ostensiva de preservação da ordem pública da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

Na ocasião, comemoram a campanha do “Novembro Azul”, com o objetivo precípuo de “despertar e orientar a comunidade sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, de maneira integral.”

O acontecimento foi assim publicado num post, do portal da PMMG, e transcrito abaixo:

O evento foi realizado na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade. A Banda de Música da 8ª Região da Polícia Militar fez a abertura do evento com a participação do PM Amigo Legal, que é o responsável pela grande interação com a comunidade.

No local, as instituições envolvidas na campanha ofereceram inúmeros serviços gratuitos para toda comunidade. A 8ª RPM, inclusive tem mostrado um destacado empenho com a campanha, e com apoio da Oitava Gerência Regional de Saúde/ CAA-8, Secretaria Municipal de Saúde, do SESC, do Centro Social de Cabos e Soldados, também promoveu na última semana palestras da campanha “Novembro Azul”. Ministradas pelo oncologista, Dr. Célio Cardoso, as palestras tiveram como tema principal “Câncer de próstata e promoção da saúde do homem”.

Os participantes foram orientados sobre as principais medidas preventivas e os fatores de risco do câncer de próstata, doença considerada como a segunda maior causa de morte oncológica em homens no país. Os militares também assistiram a palestra da psicóloga Olívia Dutra, 2º tenente do Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Centro de Apoio Administrativo – CAA-8/8ª GRS, que abordou o tema “Os cinco estágios do luto”.

Participaram do evento policiais militares da 8ª RPM, bombeiros militares do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militares, agentes da Polícia Civil e funcionários administrativos. Foram distribuídos folhetos sobre a campanha, e brindes foram sorteados aos presentes que receberam um tratamento por meio da chamada “auriculoterapia”.

Incentiva também a campanha o 37º BPM, em Araxá, que em parceria com o Sesc e Laboratório Sabin realizaram na última semana no auditório do batalhão uma palestra com o médico urologista Dr. Jeová Júnior voltada ao público masculino, com enfoque na prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

O Dr. Marcel, do Laboratório Sabin, complementou o evento com explicações sobre a saúde do homem, e em seguida o enfermeiro Vinícius, do SESC, realizou uma dinâmica tirando dúvidas sobre o assunto e desmistificando tabus.

Foram distribuídos brindes e servido coffee break. O evento, segundo os organizadores no batalhão, foi um sucesso e contou com a presença de policiais militares e representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Consep, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros, atingindo um público de aproximadamente 60 pessoas.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, intitulado como Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

 

Fonte: PMMG.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *