pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Policiais militares espírito-santenses participaram, em Nova Venécia, das comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra

 

As comemorações do Dia da Consciência Negra, realizadas anualmente no dia 20 de novembro, foram iniciadas na manhã da última segunda-feira (13), “na sede do 2º Batalhão, em Nova Venécia,” onde se desenvolveu extensa programação cultural.

Destacou-se, também, que o “O evento contou com a participação de oficiais e praças da Unidade, do Grupo Afrozumba, do Grupo Oficina de Capoeira, e de membros da sociedade civil.”

Leia mais informações, sobre a programação desenvolvida, no post publicado, no portal da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES), e transcrito em seguida:

[…]
No auditório da Unidade, o comandante do 2º Batalhão, tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, fez a abertura do evento com o Hino Nacional Brasileiro. Após a fala do oficial, houve uma apresentação com o Grupo Oficina de Capoeira. Em seguida, os integrantes do Afrozumba, sob o comando do percussionista Robinho José Maria Ferreira, fizeram uma apresentação contagiante, cantando e tocando musicas afro-brasileiras.

Por volta das 10h 30min, foi realizada uma palestra com a temática “Educação contra o preconceito: Conscientização Socioracial”, ministrada pela antropóloga e pós-doutora Sônia Missagia Mattos, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para a antropóloga, o dia 20 de novembro não marca apenas a morte do líder do quilombo dos Palmares, o Zumbi. “Nessa data, não devemos nos lembrar somente dele, mas de todos os negros que sofreram e ainda sofrem com a ignorância do racismo todos os dias”, destacou.

Em outra palestra, foi abordado o tema “Questão Racial e Políticas Públicas: Uma Retrospectiva Histórica”, ministrada pela Professora Cirléia S. Oliviera, psicopedagoga e especialista em educação étnico-racial. Para Cirléia, a temática propõe discutir as principais políticas públicas ao longo da história, numa perspectiva de compreender o fenômeno social denominado racismo, e a partir das reflexões suscitadas no grupo, discutir possibilidades de enfrentamento.

Segundo o tenente-coronel Aleixo, a semana será de comemorações e, principalmente, de reflexão histórica sobre a intolerância racial e os reflexos históricos na sociedade.

As atividades se encerram na sexta-feira (17), com a 7ª Caminhada da Consciência Negra. Para a caminhada, os participantes se concentrarão na sede do 2º BPM e se deslocarão até a Avenida Mateus Toscono, de onde vão seguir até a Praça do Granito para o encerramento das comemorações.

Dia da consciência negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de “Zumbi dos Palmares”, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

 

Fonte: PMES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM