pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Nota de esclarecimento do comando da Polícia Militar do Espírito Santo

 

No portal da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), o comando da Instituição Militar Estadual (IME) orientou a publicação de uma “nota de esclarecimento” sobre uma reportagem publicada num jornal daquela Unidade da Federação.

Na explicação inicial do post, há o alerta de que o título da reportagem pudesse induzir um pensamento equivocado sobre a megaoperação deflagrada pelos policiais militares espírito-santenses. O objetivo do esclarecimento é reafirmar exatamente o compromisso da IME com as comunidades espírito-santenses.

Leia mais informações, no post publicado, no portal da PMES, e transcrito em seguida:

A reportagem especial do Jornal A Tribuna desta segunda-feira (06/11/2017) estampou o título “Traficantes retomam bairro após megaoperação da PM”.

Com essa chamada, o leitor pode ser induzido ao pensamento de que a Polícia Militar fez uma megaoperação pontual e depois abandonou a comunidade à própria sorte.

A Polícia Militar não se omite! Jamais se omitirá!

No município da Serra e em todo Estado estamos realizando diariamente inúmeras operações, abordagens e cercos táticos, apreensões de armas e prisões. Isso também ocorre na região do Condomínio do bairro Ourimar.

Numa democracia é muito salutar que a imprensa exija das Instituições Públicas respostas para as demandas da sociedade. Contudo, essa prática deve ser responsável, a fim de que a verdade dos fatos, tão fundamental para o jornalismo, não seja deturpada por uma chamada descontextualizada e que não reflita a exatidão dos acontecimentos.

Nesse sentido, apesar de o conteúdo da reportagem ter abordado com cuidado a problemática dos moradores do condomínio Ourimar, ouvindo diversas fontes sobre o tema, o título apresentado, a nosso ver, é equivocado.

Isso porque, num primeiro momento, é imprescindível esclarecer à comunidade que a megaoperação, ocorrida em julho deste ano, foi planejada pela Polícia Civil e contou com o apoio da Polícia Militar, para o cumprimento dos Mandados expedidos pela Justiça após manifestação do Ministério Público.

Por outro lado, quando a imprensa afirma que criminosos retomaram um bairro, ela deixa de contribuir para a construção de uma sociedade melhor e, no caso específico, o desmerecimento à instituição da Polícia Militar acentua a cultura do medo e a espetacularização do crime.

A Polícia Militar reitera o seu compromisso de zelar pela segurança das comunidades, no entanto, ressalta que a discussão sobre Segurança Pública deve ir muito além do que a cobrança por mais policiamento.

Esse debate precisar incluir e atribuir responsabilidade também aos vários atores responsáveis por garantir a tranquilidade social.

Agradecemos a parceria na construção de uma cultura de paz e pedimos que o Jornal A Tribuna apresente integralmente esta nota, para que a comunidade capixaba saiba que pode continuar confiando e contando com a sua polícia.

POLÍCIA MILITAR, 182 anos – PATRIMÔNIO DO POVO CAPIXABA

 

Fonte: PMES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM