pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Policiais militares baianos da “Ronda Maria da Penha” participaram de atividades protetivas no Quilombo Caipora em Simões Filho-BA

 

As ações de polícia nas comunidades baianas foram efetivadas, mais uma vez, pelos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, no município de Simões Filho-BA.

Participando de um projeto de proteção integrada e destinada às comunidades quilombolas, os policiais militares do Ronda Maria da Penha estiveram no Quilombo Caipora, com a finalidade de levar informações às crianças, adolescentes e mulheres sobre os sobre direitos que lhes são devidos pelo Estado Democrático e de Direito.

Leia mais informações no post publicado, no portal da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e transcrito em seguida:

Homens, mulheres e crianças quilombolas do assentamento Quilombo Caipora, no município de Simões Filho, receberam na manhã desta quarta-feira (11), a presença dos policiais militares da Ronda Maria da Penha e profissionais de diversas secretarias do Governo do Estado para discutir políticas públicas que visam reduzir e erradicar a violência doméstica na Bahia. Cerca de 126 familias estão assentadas no local.

Ao todo, o projeto Ciranda Rural com Ronda é uma parceria das secretarias da Segurança Pública (SSP), através da PMBA, de Desenvolvimento Rural (SDR), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Sepromi e de Política para Mulheres (SPM). A major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha esteve presente e falou da importância do projeto.

“O grande ganho desse projeto é que estamos atuando na causa e não na consequência. O que propomos aqui é que as mulheres conheçam seus direitos, identifiquem os tipos de violência e não permitam que aconteça. Da mesma forma fazemos com os homens, para que eles saibam que o que eles fazem é crime, quando eles criticam a mulher, xingam, tomam o cartão de crédito, ameaçam, escondem comida, impedem que a mulher saia de casa isso é violência sim, isso é crime” explicou Denice.

A representante e líder do Quilombo, Maria Elizabete, 68 anos, ficou muito satisfeita com a chegada dos policiais e agradeceu a polícia militar pelo projeto. “Estamos muito felizes com a vinda da ronda Maria da penha, como moramos no campo precisamos ter essa noção, esse conhecimento. Saber o que é nosso direito, somos mulheres e precisamos ser respeitadas. Depois da Lei Maria da penha percebemos que diminuiu bastante os casos, mas ainda há muito a se fazer. Ainda há muito escondido” afirmou.

A Ciranda Rural pretende atender 3.500 mulheres de 27 municípios da Bahia. Serão realizadas 54 oficinas educativas com temas como relações interpessoais, relações de gênero e conhecimento prático da Lei Maria da Penha. Além de Salvador, a Ronda também atua em Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Itabuna e Entre Rios, apresentando uma redução de 80% dos casos de violência doméstica nesses locais.

 

Fonte: PMBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM