pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais receberá em seu Quadro de Acadêmicos Efetivos o Poeta e Jornalista do Pontopm

AMULMIG EMPOSSARÁ REPRESENTANTE DE BOM DESPACHO.

Às 10h de 16 de setembro de 2017, a Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais ─ AMULMIG, em sua Sede (Rua Agripa de Vasconcelos, nº 81, ao lado do nº 310, Alto das Mangabeiras, pertinho da Praça do Papa, em Belo Horizonte-MG), receberá em seu Quadro de Acadêmicos Efetivos o Poeta João Bosco de Castro, como representante do Município de Bom Despacho, em Cadeira Areopagítica a ser patroneada pelo Protopoeta Bom-despachense José d’Avó Gontijo, em Solenidade sob a presidência do Escritor César Pereira Vanucci.

Poeta João Bosco de Castro

O Novo Acadêmico será homenageado por Discurso de Saudação aos cuidados socioliterários da notável Acadêmica Elisabeth Fernandes Rennó de Castro Santos: Presidenta do Conselho Superior da AMULMIG da qual é também Presidenta Emérita, Presidenta da Academia Mineira de Letras de cuja Universidade Livre é Reitora Emérita, Presidenta Emérita da Academia Feminina Mineira de Letras e Acadêmica-Honorária da Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano ─ MesaMariano. Professora Emérita de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, Poeta e Prosadora de alto nível, com respeitável domínio da Crítica Literária, Elisabeth Rennó, ao lado do Trovador-Poeta Luiz Carlos Abritta, representa Minas Gerais e o Brasil na relevante Academia de Letras e Artes de Portugal, em Lisboa.

João Bosco de Castro é Oficial Superior Reformado da Polícia Militar de Minas Gerais e Professor, além de tupinólogo, escultor-inscultor, armorialista, romancista, contista, camonólogo, poeta, palestrante, ensaísta, crítico literário e jornalista profissional.

Registros Acadêmicos Especiais sobre João Bosco de Castro:

João Bosco de Castro é Jornalista do Pontopm.

1. Professor de Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia e Matemática, em nível de Curso de Admissão ao Ginásio, em 1962-1965, no porão do Bangalô nº 20 da Vila Militar do 7º Batalhão de Infantaria, em Bom Despacho-MG.

2. Professor de Língua Portuguesa, Maneabilidade, Ordem-Unida, Legislação Básica de Polícia Militar, Controle de Distúrbios Civis e Técnicas Militares e Policiais, aos Cursos de Formação de Oficiais, e de Aperfeiçoamento de Sargentos, e de Formação de Sargentos, em 1970, no Departamento de Instrução do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG.

3. Professor de Língua Portuguesa e Educação Artística, ao Ensino de 1º Grau, e de Língua Portuguesa e Literatura, ao Curso Normal, na Escola Estadual Doutor Miguel Gontijo, em Bom Despacho-MG, em 1971-1973.

4. Professor de Língua Portuguesa e Educação Artística, ao Ensino de 1º e 2º Graus, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, em Bom DespachoMG, em 1972-1973.

5. Professor de Português e Francês e Educação Artística, ao Ensino de 1º Grau, na Escola [Normal Oficial] Estadual de Itaúna-MG, em 1972.

6. Professor de Português, Francês e Educação Artística, ao Ensino de 1º Grau, na Escola Estadual Professor Zama Maciel, em Patos de Minas-MG, em 1975-1976, 19781982.

7. Professor de Português, Francês e Educação Artística, ao Ensino de 1º e 2º Graus, na Escola Estadual Dom Lustosa, em Patrocínio-MG, em 1976-1977.

8. Professor de Língua Portuguesa, Legislação Básica de Polícia Militar, Técnicas de Redação e Legislação de Pessoal da PMMG, aos Cursos de Formação de Soldados e de Formação de Cabos do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Patos de Minas-MG, em 1975, 1978-1982.

9. Autor e organizador dos Processos de Criação e Instalação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais em Patos de Minas, em 1977-1978.

10. Professor de Literatura Portuguesa e Etimologia da Língua Portuguesa, ao Curso de Letras, e de Língua Portuguesa, ao Curso de Pedagogia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio-MG, em 1976-1985.

11. Professor de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação, Legislação Básica de Polícia Militar e Legislação de Pessoal da PMMG, ao Curso de Formação de Soldados da 2ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Patrocínio-MG, em 1976-1977.

12. Professor de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação, Legislação Básica de Polícia Militar e Legislação de Pessoal da PMMG, ao Curso de Formação de Soldados e de Formação de Cabos do 17º Batalhão de Polícia Militar, em Uberlândia-MG, em 19821984.

13. Professor de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação, Legislação Básica de Polícia Militar e Legislação de Pessoal da PMMG, ao Curso de Formação de Soldados do Batalhão de Polícia Rodoviária, em Belo Horizonte-MG, em 1985-1986.

14. Professor de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação, aos Cursos de Aperfeiçoamento de Sargentos e de Formação de Sargentos da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 1985-2004.

15. Professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, aos Cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 1985-2005.

16. Professor de Teoria da Comunicação Social, e Técnicas de Relações Públicas, ao Curso de Especialização [Pós-graduação lato-sensu] em Segurança Pública da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 1995.

17. Professor de Teoria da Comunicação Social, e Técnicas de Relações Públicas, aos Cadetes do Curso de Formação de Oficiais e Alunos do Curso de Habilitação a Oficial da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 19982000.

18. Professor de Teoria da Comunicação Social, e Técnicas de Relações Públicas, aos Alunos do Curso Especial de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em 1998-1999.

19. Professor de Ética e Deontologia Policial-Militar ao Curso Superior de Tecnologia da Defesa Social do Centro de Estudo de Graduação da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 2008-2012.

20. Professor de Ética e Doutrina Policial-Militar a Capitães e Oficiais Superiores do QOPM, e a Oficiais de Saúde (Médicos, Dentistas, Veterinários, Enfermeiros e Psicólogos) de todos os postos, no Treinamento Policial Básico do Centro de Treinamento Policial da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 2005-2013.

21. Professor de História da Polícia Militar de Minas Gerais a futuros Oficiais de Saúde, no Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, em Belo Horizonte-MG, em 2005-2009.

22. Professor de Língua Portuguesa pela Totalidade Verbal, fundamentos e técnicas de redação, na Oficina Redatorial Guimarães Rosa, em Belo Horizonte-MG, em 1995-2017.

23. Professor de Língua Portuguesa pela Totalidade Verbal, fundamentos e técnicas de redação, no Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG, em 1999.

24. Professor de Língua Portuguesa pela Totalidade Verbal, fundamentos e técnicas de redação, na Fundação Guimarães Rosa, em Belo Horizonte-MG, em 20062007.

25. Bacharel em Ciências Militares da Polícia Ostensiva, Bacharel-Licenciado em Letras Português-Francês, Especialista em Linguística Geral, Polícia Ostensiva, Comunicação Social e Gestão Estratégica de Segurança Pública, e dono de Notório Saber, em nível de Mestre, Doutor e Livre-Docente, em Ciências Policiais, Ciências Militares da Polícia Ostensiva, Ética Policial, Historiografia de Polícia Militar, Crítica Textual aplicada às Ciências Militares, e Políticas Públicas e Preservação da Ordem Pública.

26. Integra várias Entidades de Erudição e Literatura: Academia Uberlandense de Letras e Artes, Oficina Literária Afrânio Coutinho, Academia de Letras João Guimarães Rosa da PMMG, Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Academia de Letras do Brasil ─ Minas Gerais, Academia Brasileira Militar de Letras Estratégicas, Academia Epistêmica de Mesa “Capitão-Professor João Batista Mariano” (Fundação Guimarães Rosa), Casa do Poeta em Salvador, Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba, Grupo Literário Vir-Arte, (primeiro ocupante da Cadeira 47) do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, International Writers and Artists Association (IWA, EUA), Associação dos Poetas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Grupo Literário Poesia e Arte, Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete…

27. Grau 33.: da Maçonaria.:

28. Professor Titular Emérito de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Etimologia da Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio ̶ MG.

29. Professor Emérito de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Estudos Lusófonos da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro.

30. Professor Colaborador da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho e Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro para orientação e avaliação de pesquisas.

31. Detentor de mais de quatrocentos prêmios literários e epistêmicos, dentre os quais IMAGEM POÉTICA DA MATERNIDADE (pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte, em 1970), PRÊMIO DE LITERATURA CIDADE DE DIVINÓPOLIS ( em 1996), A VIDA DA PALAVRA (pela Academia Brasileira de Letras, em 2003), HENRIQUETA LISBOA DE POESIA (pela Arcádia de Minas Gerais, em 2004), CORONEL ALVIM DE CIÊNCIAS MILITARES (pela Fundação Guimarães Rosa, em 2007), Título Acadêmico de PRÓCERE MAGISTRAL EM CIÊNCIAS MILITARES DA POLÍCIA OSTENSIVA (pela Fundação Guimarães Rosa, em 2007), MEDALHA CULTURAL MACHADO DE ASSIS (pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, em 2008), EXCELÊNCIA EM PESQUISA EM DEFESA SOCIAL (pelo Centro de Estudos da Gestão da Defesa Social, em 2012), PESQUISADOR BENEMÉRITO NOTÁVEL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS ( pelo Comando-Geral da PMMG, em 2012) e PRÊMIO DE PESQUISA DE POLÍCIA MILITAR CORONEL EDMUNDO LERY SANTOS Hors-Concours/2016, pela União dos Militares de Minas Gerais.

32. É Presidente da Academia Epistêmica de Mesa “Capitão-Professor João Batista Mariano” (Fundação Guimarães Rosa).

33. Presidente Ad-Vitam da Academia de Letras “João Guimarães Rosa” da Polícia Militar de Minas Gerais.

34. Presidente da Alliance Française de Belo Horizonte, em 2010-2011.

35. Publicou: Arquivística na Polícia Militar de Minas Gerais (1975), O Mandachuva (1980/1986), Violência Policial-Militar no Estado da Bahia (1988), Os Rigores da Casa Amarela (1992), Polícia Militar sob Enfoques da Literatura Brasileira (1994), Elogio à Criação (1996), Manual de Redação da Polícia Militar de Minas Gerais (1996: como reestruturador filológico, revisor e colaborador efetivo), Essência Doutrinária (1996), Uma Outra Festa no Céu (1996), O Estouro do Casulo (1998), Glorioso Tormentório (2002), O Sepulcro da Verdade –– análise de uma pesquisa (2008) e Louros sob Espinhos…. (2016).

Bem-representada na Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais ─ AMULMIG ─, uma das melhores e mais autênticas e legítimas Casas de Erudição e Literatura do Brasil, Bom Despacho-MG, a Cidade-Sorriso, pode, agora, Brasil afora, celebrar seu Protopoeta José d’Avó Gontijo, Patrono de nosso Poeta João Bosco de Castro.

Parabéns à AMULMIG, ao Vulto sublime de José d’Avó Gontijo e a João Bosco de Castro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM