pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Santos do pau oco e interesseiros!

 

No vídeo acima, o Professor Luíz Felipe Pondé — “Filósofo, escritor e ensaísta, pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv” — esclarece em poucas palavras sobre o posicionamento político e ideológico da maioria dos professores universitários.

Transito pelos corredores, salas de aulas e gabinetes de instituições do Ensino Superior (IES), desde os idos de 1976 e o que vi, ouvi e vivi motivam-me a concordar o notável Professor Pondé.

Nesse tempo, ficou pra mim, muito claro, os modelos descritos de profissionais que militam no mais legítimo espaço do diálogo, ambiência propícia à crítica genuína com argumentos e contra argumentos: fonte do saber.

Mas, não foi o que presenciamos, eu e minha geração de universitários, professores e gestores das IES, principalmente os oriundos das academias militares federais e estaduais.

Há, certamente, os professores extraordinários que se não imiscuem em nenhuma das posições destacadas pelo Professor Pondé. Nesse caso, tornam-se vítimas, consequentes de expediente abjeto.

Ao lado dos professores vitimizados, estivemos, eu e minha geração — e, possivelmente, as posteriores —. Nós, pelo de fato de sermos servidores militares. E, esses que busc(a)vam os bancos escolares das universidades brasileiras, íam [ou vão] em busca de conhecimentos outros e capazes de agregar valores às atividades profissionais desenvolvidas.

Entretanto, lamentavelmente, nas IES enfrentamos — e os mais jovens devem, provavelmente, enfrentar — um preconceito, conhecido pelo nome de seu primo estadunidense — bullying —. Esse comportamento hediondo brotava gratuitamente no coração dos professores mencionados pelo Professor Pondé. E esses professores disseminavam covardemente aos seus pupilos que assimilavam a “verdade” absoluta e “irretorquível” do “sábio mestre” dos “saberes”!

Então, o bullying escolar nasce no coração do(a) professor(a) ou do(a) aluno(a)?

E a resposta sobre o porquê procedem — ou ensinam como proceder — dessa maneira encontra-se no vídeo do Professor Luiz Felipe Pondé.

São santos do “pau oco” e interesseiros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Isaac de Souza

Isaac de Souza

(1949 _ _ _ _) É Mineiro de Bom Despacho. Iniciou a carreira na PMMG, em 1968, após matricular-se, como recruta, no Curso de Formação de Policial, no Batalhão Escola. Serviu no Contingente do Quartel-General – CQG, antes de matricular-se, em 1970, e concluir o Curso de Formação de Oficiais – CFO, em 1973. Concluiu, também, na Academia Militar do Prado Mineiro – AMPM, os Cursos de Instrutor de Educação Física – CIEF, em 1975; Informática para Oficiais – CIO, em 1988; Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em 1989, e Superior de Polícia – CSP, em 1992. Serviu no Batalhão de RadioPatrulha (atual 16º BPM), 1º Batalhão de Polícia Militar, Colégio Tiradentes, 14º Batalhão de Polícia Militar, Diretoria de Finanças e na Seção Estratégica de Planejamento do Ensino e Operações Policial-Militares – PM3. Como oficial superior da PMMG, integrou o Comando que reinstalou o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, onde foi o Chefe da Divisão de Ensino de 92 a 93. Posteriormente secretariou e chefiou o Gabinete do Comandante-Geral - GCG, de 1993 a 1995, e a PM3, até 1996. No posto de Coronel, foi Subchefe do Estado-Maior da PMMG e dirigiu, cumulativamente, a Diretoria de Meio Ambiente – DMA. No ano de 1998, após completar 30 anos de serviços na carreira policial-militar, tornou-se um Coronel Veterano. Realizou, em 2003-2004, o MBA de Gestão Estratégica e Marketing, e de 2009-2011, cursou o Mestrado em Administração, na Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC. É Fundador do Grupo MindBR - Marketing, Inteligência e Negócios Digitais - Proprietário do Ponto PM.