pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Ações de polícia comunitária, com o suporte da tecnologia, alcançam a população rural em Japaraíba-MG

Parafraseando Milton Nascimento, o cantor-poeta de Minas Gerais, pode-se afirmar que todo policial militar “tem de ir aonde o povo está”.

Foi isso que aconteceu, em Japaraíba-MG, após da decisão dos gestores das frações policiais militares que atuam em Lagoa da Prata, Japaraíba e outras localidades. E a finalidade é muito importante, pois visa à ampliação da presença policial militar, junto às comunidades rurais, com a participação e o apoio de todos.

A certeza de que a criminalidade cresce e tem vitimizado proprietários rurais, o objetivo da patrulha rural executada pelos policiais militares visa à prevenção de furtos e roubos, suplementados pela tecnologia de dados georreferenciados. Além disso, haverá agilidade na comunicação do solicitante com os policiais militares e a pronta resposta ocorrerá consequentemente, sem perda de tempo.

Nesse sentido, além de apoiar as pessoas que residem na área urbana, e seus respectivos bens patrimoniais, a proposta estratégica de proteção alcançará também as pessoas na área rural, e seus respectivos bens patrimoniais.

Então, decidiu-se criar a “patrulha rural”, uma modalidade de polícia ostensiva, com o suporte das tecnologias da informação e comunicação. Assim, amplia-se a malha protetora policial militar a fim de “proporcionar maior segurança através do mapeamento/cadastramento e coordenadas geográficas de imóveis rurais”.

No primeiro momento, aconteceu a aproximação dos policiais militares com as pessoas, a fim de sensibilizá-las e conscientizá-las a respeito da proteção devida pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) a cada cidadão residente em solo mineiro.

Posteriormente, desenvolveu-se o cadastramento de cada uma das pessoas das diversas famílias que habitam suas propriedades rurais.


Consolidadas as informações, inseridas num projeto, buscou-se o apoio e a parceria dos poderes públicos municipal, executivo e legislativa, das localidades, aos quais foram apresentados o detalhamento tecnológico para apoiar as ações policiais militares no desenvolvimento da patrulha rural.

Verificou-se, nas mídias sociais da região, que já existe o apoio popular da iniciativa empreendida pelos comandantes daquelas frações policiais militares.

Fonte: Facebook 1 , 2 e 3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM