No Pará, o comandante do “batalhão raio” compartilha experiências vividas na Polícia Militar do Ceará.

No Pará, o comandante do “batalhão raio” compartilha experiências vividas na Polícia Militar do Ceará.

09/05/2017 Educação Profissional 0

Os profissionais de #políciaostensivaeprservaçãodaordempública da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), matriculados no “III Curso Tático Operacional Motociclístico”, receberam e assistiram a uma palestra do Tenente Coronel Francisco Marcio Oliveira, da Polícia Militar do Ceará.

A experiência daquele comandante cearense tem sido amealhada ao longo do tempo de serviço prestado no “Batalhão Raio, o maior batalhão especializado em policiamento com motocicletas no Brasil”.

Leia, na íntegra, a nota sobre o evento que foi publicada no portal da PMPA:

“Mobilidade, rapidez, baixo custo, poder de penetração em áreas onde a viatura 4 rodas tem acesso comprometido e facilidade de abordagem a veículos 2 rodas, nos quais se encontra o maior número de indivíduos que praticam roubos, tráfico de drogas, homicídios e lesões corporais”. Essas são as grandes vantagens do policiamento realizado em motocicletas, de acordo com o Tenente Coronel da Polícia Militar do Ceará, Francisco Marcio Oliveira, Comandante do Batalhão Raio, o maior batalhão especializado em policiamento com motocicletas no Brasil.

O Tenente Coronel Marcio Oliveira ministrou na última sexta-feira (05) uma palestra aos 36 alunos do III Curso Tático Operacional Motociclístico, que começou no dia 02 de maio com 44 alunos. O convite foi feito pelo Major Giorgio Mariúba, Comandante do Batalhão de Policiamento Tático, que viu na palestra uma oportunidade de agregar conhecimentos para os alunos do III CTOM. O Tenente Coronel Marcio Oliveira possui cursos especializados em policiamento com motos nas Polícias Militares do Ceará e São Paulo e na Polícia Rodoviária Federal, além de um estágio de policiamento com motocicleta na Polícia Militar de Goiás.

Durante a palestra, o Tenente Coronel deu diversos exemplos de como o policiamento com motos tem sido efetivo para a Polícia Militar do Ceará e, ao mesmo tempo, falou sobre este ser um policiamento complexo e que exige formação especializada. “O policial motociclista especializado no processo de policiamento em motocicleta vai patrulhar as áreas mais inóspitas da cidade, áreas onde a viatura 4 rodas tem acesso dificultado e isso pode trazer bons resultados estatísticos e uma maior sensação de segurança com a diminuição da criminalidade”, afirmou.

Ao receber o convite, o Tenente Coronel Marcio Oliveira afirmou ter ficado lisonjeado e agradeceu por ter podido participar da formação continuada dos alunos. “Achei que os alunos estão muito motivados”, acrescentou. Para ele, a efetivação mais robusta do processo de policiamento na Polícia Militar do Pará vai trazer para as áreas afetadas pelo patrulhamento com motos uma acentuada diminuição dos índices criminais.

Batalhão Raio, o maior batalhão especializado em policiamento com motocicletas no Brasil

O Batalhão Raio, comandado pelo Tenente Coronel Marcio Oliveira, conta com uma estrutura bastante interessante: 700 motocicletas, 28 viaturas 4 rodas e um efetivo de 1.002 policiais militares; funcionando na capital, Fortaleza, e em outras 9 bases instaladas no interior do estado. De acordo com o Tenente Coronel, essa estrutura tornou-se possível a partir do reconhecimento da necessidade e importância desse tipo de policiamento no estado do Ceará.

Fonte: PMPA.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *