pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

No Maranhão, A Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” é homenageada!

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, da Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), estão muito orgulhosos com a celebração de mais um aniversário da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias”.

A exemplo de outras instituições militares estaduais (IME, e das mais importantes organizações ao redor do mundo, a PMMA superou muitos obstáculos, mas resolveu muitos problemas, ao constituir sua Universidade Corporativa.

No portal da PMMA, há muitas informações sobre o evento celebrativo do aniversário de uma das mais importantes unidades de apoio às atividades de polícia ostensiva daquela IME.

Leia, a seguir, a nota publicada.

O mês de abril é especial para a Polícia Militar. Neste mês, no dia 26, a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” comemora o vigésimo quarto ano de sua curta, mas gloriosa existência. É um dos símbolos da Polícia Militar do Estado do Maranhão e nessas mais de duas décadas vem formando os líderes, comandantes e gestores desta instituição que vem se renovando e cada vez mais se aproximando do povo maranhense.

2

Histórico

Antes de 1993, os oficiais da Polícia Militar do Maranhão eram formados em Academias de fora do estado, isso causava alguns problemas institucionais, pois além da demora e dos custos, os oficiais formados tinham que se readaptar a realidade do nosso estado, pois aqui enfrentavam condições socioculturais diferentes dos seus estados de formação. Além disso, não havia padronização em suas formações justamente pela variação de locais de onde eram provenientes.

3

Visando sanar a maioria desses problemas, foi criada em 26 de abril de 1993 pela Lei Estadual nº 5.657, a Academia de Polícia Militar. Inicialmente instalada na BR 135, km 02, onde atualmente está localizado o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Companhia de Polícia Rodoviária Independente (CPRvInd). Permaneceu lá por 6 anos, até ganhar novas instalações, em 1999, no Complexo do Comando Geral, no Calhau, onde hoje se localiza.

APMGD hoje

A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias conta com um eficiente corpo de oficiais que administram e trazem cada vez mais inovações e melhorias. Comandada pelo Coronel QOPM Raimundo Nonato Santos Sá, possui ainda quase 130 cadetes divididos em 3 turmas e com expectativa máxima de 170, que é o período que compreende a entrada de uma nova turma e a formação de uma turma completa anualmente.

4Possui instalações de alta qualidade que proporcionam total conforto para instruções em sala de aula e conta ainda com todos os tipos de espaço que precisam nas mais diversas instruções práticas. Existe ainda acomodações confortáveis para os cadetes o que transmite tranquilidade para que desempenhem o máximo de seu potencial intelectual e físico.

Na Academia são realizados vários cursos de formação e aperfeiçoamento de policiais como os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), mas seu foco principal e mais conhecido é o Curso de Formação de Oficiais (CFO). No decorrer de sua existência foram formados ao todo, 925 oficiais, sendo 559 pelo CFO, 304 pelo CHO, 38 no CAO e 24 na área da saúde.

O CURSO

O Curso de Formação de Oficiais (CFO), é um curso de nível superior, realizado em experiência pioneira no Brasil, em convênio com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), fato pelo qual é considerado um curso referencial no pais.

Hoje o CFO é o curso mais concorrido do Estado do Maranhão, crescimento observado há alguns anos e evidenciado no ano de 2016, sendo as modalidades CFO PM Masculino e Feminino os mais concorridos com números díspares. O aluno oficial, passa por uma rotina diuturna de formação, intelectual, física, moral e profissional para assumir posições de gestão e liderança nas fileiras da PMMA. Tendo instruções em turno integral de disciplinas das ciências humanas, sociais, exatas, jurídicas e militares, sai após quatro anos de formação totalmente capacitado e habilitado para gerir qualquer tipo de serviço em qualquer tipo de unidade, seja administrativa, seja operacional.

APMGD

Inovações

A APMGD é pioneira no Brasil e se tornou referência no cenário nacional. Primeiro pela experiência de sucesso na parceria com a Universidade Estadual do Maranhão para formar os seus profissionais. É também referência na produção de seus alunos. Hoje algumas das melhorias implantada foram proposições dos alunos, como exemplo, a digitalização e sistematização dos livros produzidos, hoje todos digitais. Fato esse que tem feito outras academias do Brasil vir buscar essa experiência com a APMGD. Outra produção dos alunos é o site institucional atualizado diariamente. Os alunos oficiais trabalham auxiliando os oficiais, também, no planejamento das ações, a exemplo disso tem-se a proposta de implantação de um Batalhão Acadêmico, o que ainda é raro no pais, sendo uma conquista de pouquíssimas academias.

Por fim, a referência que se tornou em questão de estrutura, completamente independente e autossuficiente, vem passando cada vez mais por melhorias, visando se tornar ainda maior e continuar formando os oficiais da Polícia Militar com a mesma primazia que forma desde seu primeiro ano. Prova maior é o seu comandante, aluno em 1993, hoje comandante desta instituição de nível superior, exemplo para a sua tropa, o que demonstra que a APMGD foi nestes 23 anos e continuará sendo: o orgulho da PMMA.

Fonte: PMMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM