pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Cadetes da Polícia Militar do Maranhão recebem o “Espadim Tiradentes”!

Na Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA), será realizada a cerimônia de entrega do “Espadim Tiradentes”, que é um “símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, ‘Tiradentes’”.

A cerimônia é um momento marcante na vida profissional dos futuros oficiais da PMMA que serão os futuros líderes das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública daquele Estado.

Leia as informações sobre o evento policial militar solene publicadas no Portal da PMMA.

Quarenta e um cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) receberão o Espadim Tiradentes, durante a 22ª formatura militar do curso que acontecerá nesta quinta-feira (27), às 17h, no pátio do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luis.

A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os Cadetes do CFO I da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à Polícia Militar do Maranhão – PMMA e a sociedade maranhense. Ela é conferida ao cadete que a utilizará durante o curso como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, ‘Tiradentes’.

“ A entrega do Espadim é uma solenidade, na qual os cadetes estão iniciando, de fato, sua jornada no mundo militar. É a confirmação e o compromisso que cada um faz com a Polícia Militar e com a sociedade a fim de se dedicar e após formados bem servir a população e combater o crime”, comentou o coronel Frederico Pereira, comandante geral da PMMA.

APMGDSIGNIFICADO DO ESPADIM

O Espadim, arma símbolo dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais é originário da época do Czar Alexander III, que no Comando do Exército Russo solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração à vitória em campanha militar na cidade de Varna, atual Bulgária.

No Brasil, a primeira cerimônia de recebimento de espadins ocorreu em 1932, na antiga Escola Militar de Realengo e, a partir de 1944, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende. O objetivo é representar o cadete a um aprendiz dos oficiais, o qual estava sendo preparado para o comando, e não a significação de nobreza, como acontecia nos Impérios Europeus.

Nas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, o Espadim recebe o nome de seus patronos. No Maranhão, é conhecido como “Espadim Tiradentes”, na Polícia Militar, e de Espadim D. Pedro II, no Corpo de Bombeiros Militar, sendo entregue ao cadete após concluído o primeiro ano de curso.

CFO

O Curso de Formação de Oficiais PM É reconhecido pelo MEC e é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. Possui uma estrutura curricular com duração de quatro anos, divididos em oito períodos letivos. O Cadete tem em seu currículo escolar disciplinas fundamentais, profissionais e complementares, além do Estágio Prático Supervisionado. Ao final do curso, o mesmo é graduado Bacharel em Segurança Pública e declarado Aspirante a Oficial PM sendo, após seis meses de estágio probatório, promovido ao posto de 2º tenente PM.

APMGD

A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana. Nesses 24 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. Atualmente, é comandada pelo coronel Raimundo Nonato Santos Sá.

Fonte: Texto (PMMA) e foto destacada (Portal G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM