Conclusão do Curso de Negociador Policial, na Polícia Militar do Distrito Federal!

Na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), aconteceu a cerimônia de formatura do “V Curso de Negociador Policial”.

Durante os 45 dias de curso, 25 policiais militares, inclusive, de outros estados, participaram das atividades programadas para o curso.

No portal da PMDF, há as seguintes informações sobre a solenidade de conclusão do curso:

Nesta segunda-feira (24), foi concluída mais uma jornada de especialização, o V Curso de Negociador Policial da Polícia Militar do Distrito Federal.
O objetivo do curso de negociação policial é capacitar policiais militares ao exercício da atividade de negociação em situações de crises, tais como com reféns, suicidas armados, entre outras.
A solenidade ocorreu no auditório do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), onde participaram da mesa o subcomandante-geral da PMDF, coronel Fábio Aracaqui Souza Lima, o comandante do Comando de Missões Especiais, coronel Hemerson Rodrigues Silva, o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), major Gustavo Dias de Oliveira, policiais da Polícia Rodoviária Federal e policiais da Polícia Legislativa Federal. A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônia, o subtenente da PMDF Marcos Serra.
Após a apresentação das autoridades que formaram a mesa, a solenidade teve abertura com o Hino Nacional e em seguida foi apresentado um vídeo institucional da PMDF.
Ao longo dos 45 dias de curso, os formandos assistiram a matéria de Psicologia Social Aplicada à Negociação que trata tópicos sobre psicologia e prevenção criminal, ministrado por professores da Unb. Os formandos obtiveram conhecimentos sobre perfis criminais e das vítimas, persuasão, processo de tomada de decisão, engajamento moral, aspectos psicológicos tanto do agressor quanto da vítima e psicopatias.
Além de policiais militares do DF, o curso também recebeu policiais militares dos estados do Paraná, Santa Catarina, Pará, Alagoas, Paraíba e São Paulo para o curso de negociador.
Durante o evento, os três primeiros colocados receberam uma singela premiação pelo desempenho no curso, sendo o primeiro lugar para o agente da Polícia Legislativa Federal, Isaac Dourado Cavalcante, em segundo lugar, o capitão da Polícia Militar de Alagoas, Sydirlan Pereira da Silva, e em terceiro lugar o sargento da Polícia Militar do Paraná, Márcio Rogério Lemos.
Para um dos formandos negociadores, o cabo Réges Silva do BPChoque, vai ser uma grande honra fazer parte do BOPE. “É uma conquista. Mais uma vez pudemos contar com a colaboração da instituição, que investiu em cada um de nós e assim fizemos nossa parte correndo atrás do conhecimento para enaltecer ainda mais a PMDF. Ter a oportunidade de servir no Batalhão de Operações Policiais Especiais vai ser uma honra maior ainda. O nosso objetivo é poder contribuir com a atividade de negociação e tornar cada vez mais uma referência nacional a nossa instituição”, afirmou.
Um dos instrutores do curso, o major Senna da seção de projetos do Estado-maior, relembrou a seguinte frase dita por um policial militar durante o curso. “Cada vida que for salva, vai ter um pouco do que aprendemos na negociação”. O major também defendeu que todo conhecimento aplicado no curso reflete positivamente para ambas as partes, policiais e população. “Foi muito gratificante. Tudo que é aplicado no curso faz realmente a diferença, tanto para o policial militar que fica mais preparado, quanto para o próprio cidadão que vai ter um serviço com mais qualidade por parte da Polícia Militar.”
Ao final da solenidade, foi servido um coquetel para confraternização dos presentes em comemoração à conclusão do curso de negociadores.
O curso durou 45 dias e teve a participação de 25 alunos policiais.

Fonte: PMDF.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*