pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Proteção da polícia ostensiva ambiental, na região dos lagos, no Estado do Rio de Janeiro.

Ações integradas de proteção pública são concretizadas numa parceria firmada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio.

A partir do acordo firmado, os profissionais de polícia ostensiva e prevenção da ordem pública daquela Instituição Militar Estadual, iniciaram as atividades de polícia ostensiva ambiental nos “municípios abrangidos pelo Parque Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente): Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

A nova Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) da Região dos Lagos está localizada em Cabo Frio, nas “instalações do Parque Municipal Dormitório das Garças, no Porto do Carro”, cedidas e adaptadas pela Prefeitura do Município e pelo Inea.

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/parque-da-costa-do-sol-na-regiao-dos-lagos-completa-quatro-anos-com-areas-desprotegidas-15891343
Crédito: Jornal O Globo.

Para a PMERJ, com a nova UPAm, ampliam-se sos “objetivos combater crimes ambientais como invasões em áreas de preservação permanente (APP), caça de animais silvestres e extração ilegal de palmito na unidade e preservar a vegetação de Mata Atlântica”.

Além das informações publicadas no portal da PMERJ, o “Lagos Notícias – Tudo sobre a região dos lagos” publicou que:

Um antigo pedido dos ambientalistas, a Unidade e policiamento Ambiental de Cabo Frio (UPAM) será inaugurada dia 7 de abril com a presença do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa. A data foi anunciada pelo coronel Mário Fernandes, do Comando de Policiamento Ambiental (CEPAM). A nova unidade vai atende a toda a Região dos Lagos, em especial a área de proteção integral do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS).

A Região dos Lagos estava sem policiamento ambiental efetivo desde que o então governador Sérgio Cabral, sobre protestos dos ambientalistas, extinguiu o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente, que funcionava na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo. O batalhão tinha dois postos na Região dos Lagos, em Praia Seca (Araruama) e em Barra de São João (Casimiro de Abreu).

A nova UPAM surgiu de uma parceria da Polícia Militar com a Prefeitura de Cabo Frio, que cedeu parte das instalações do Parque Municipal Dormitório das Garças, no Porto do Carro, para a PM instalar a UPAM. O local é de fácil acesso para as áreas protegidas de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e outros municípios. Além disso, a UPAM também garante a segurança no Dormitório das Garças, que estava sendo alvo de invasões:

“A Região dos Lagos, em especial o PECS, precisava de uma base para facilitar a atuação da polícia ambiental, bem como para apoiar as ações de fiscalização do INEA nos municípios abrangidos pelo parque estadual” – disse o coronel Fernandes, que no passado comandou o Batalhão Florestal.

“A UPAM é um sonho antigo do movimento ambiental da Região dos Lagos. Esperamos que ela chegue com disposição e energia para combater as invasões, desmatamentos e pesca predatória” – disse Arnaldo Vila Nova, presidente da ONG Viva Lagoa.

No mesmo dia da inauguração da UPAM vai acontecer a eleição para escolha do novo presidente do Consórcio Ambiental Lagos-São João. O órgão é presidido por um prefeito, mas o atual presidente, que é chefe do executivo de São Pedro da Aldeia, Chumbinho, não pode se candidatar porque chegou ao segundo mandato consecutivo à frente do Consórcio.

Fonte: PMERJ, Globo e Lagos Notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM