pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Na hora da entrevista, como responder?

Se você já trabalhou, trabalha, ou pretende trabalhar, na Google, conhece ou conhecerá uma questão que tem sido apresentada aos candidatos a uma vaga de emprego, naquela empresa, segundo a BBC.

A pergunta é a seguinte:
“Você é o capitão de um navio pirata e acaba de encontrar um pote de ouro. Cabe a você propor a forma de dividir o tesouro, mas a sua tripulação, em seguida, deverá votar a favor ou contra a sua proposta. Se menos de metade dos piratas concordarem com você, eles podem te matar. Como você recomendaria dividir o ouro para que você fique com uma boa parte do espólio, mas sobreviva para poder usufruir?”

A BBC relatou também que “durante a chamada Cúpula do Mar, que aconteceu em novembro a bordo de um barco que partiu de Miami, nos Estados Unidos, os funcionários fizeram ao CEO uma das perguntas que a empresa tem usado para selecionar os aspirantes para conseguir uma vaga no gigante da informática.”

E a BBC alertou: “se o próprio presidente da empresa teve dificuldades, o que seria de nós nessa tentativa?” Mas ao “final, Eric Schmidt encontrou uma solução”:

“Eu acho que se mais da metade está feliz, eu sobrevivo. Proponho dar a 49% dos piratas ações em empresas de Internet e aos outros 51%, o ouro.”

Então, a BBC pergunta:

Você acha que você teria uma resposta melhor? A BBC buscou uma forma matematicamente mais adequada de responder ao questionamento da empresa.

Simulação
Vamos imaginar que este seja você, 9 piratas e cem moedas de ouro.
Simulação
A forma mais generosa de repartir seria em partes iguais. Ninguém reclamaria, mas você ficaria com apenas 10 moedas.
Simulação
Mas atenção: você precisa de apenas metade dos piratas ao seu lado para evitar a morte, então, por que não dividir o tesouro com apenas cinco piratas e ainda sobrariam quatro moedas para desfrutarem em conjunto? Mas 16 moedas segue sendo pouco, apesar de evitar que os piratas te matem.
Simulação
Se os piratas te matarem, e repartirem o tesouro em partes iguais, cada um ficaria com 11 moedas.
Simulação
Dessa forma, você teria que dar 12 moedas a 5 piratas para que te apoiem, e você ficaria com 40.

Assim, conclui a BBC:

Outra pergunta?

O Google não é o único a trazer essas “pegadinhas” em entrevistas de emprego, embora a empresa tenha afirmado ter abandonado esse tipo de pergunta nas seleções.

Em uma rede varejista de roupas do Reino Unido, chamada de Urban Outfitters, os candidatos foram convidados a responder “Qual seria o nome de seu primeiro disco” durante uma entrevista de emprego segundo o site Glassdoor, que trabalha com vagas.

Além dessa, outra que chama a atenção foi feita pela rede de mercados orgânicos britânica Whole Foods aos candidatos: “Você prefere lutar contra um pato do tamanho de um cavalo ou contra cem cavalos do tamanho de um pato”?

Resta saber se há respostas realmente corretas para esse tipo de pergunta.

Fonte: BBC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM