pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Olimpíadas de 2020, no Japão, e o controle do fumo nos lugares públicos.

Conhecido como o paraíso dos fumantes, o Japão não tem leis proibitivas para o controle do fumo nos lugares públicos. Entretanto, se quiser com sucesso sediar os Jogos Olímpicos de Tóquio e promover o turismo, disse um alto funcionário da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Tóquio.

O Ministério da Saúde tem se esforçado para elaborar normas capazes de limitar o tabagismo nos espaços públicos, mas enfrenta uma forte oposição dos legisladores fumantes e da própria indústria do tabaco.

A OMS e o Comitê Olímpico Internacional concordaram em 2010 em promover os Jogos Olímpicos sem fumo, e as nações anfitriãs, a China, a Rússia e o Brasil, alcançaram, desde então, esse objetivo.

Douglas Bettcher, diretor de prevenção de doenças não-transmissíveis da OMS, disse que as restrições ao fumo, no Japão, estão muito atrás dos padrões globais e precisam ser atualizadas porque os visitantes estrangeiros esperam encontrar e ter um ar limpo enquanto permanecerem nas cidades japoneses. No seu entendimento, as medidas antitabagismo parciais são ineficazes e que o projeto do ministério, enquanto uma melhoria, deve ser reforçada.

Numa entrevista coletiva, Bettcher disse que as Olimpíadas favorecem uma “oportunidade de ouro ao Japão para proteger melhor a sua população dos efeitos mortais da exposição ao fumo passivo”.

O projeto ministerial, emitido no início de março, prevê a proibição do fumo nas instalações internas públicas e esportivas, mas há permissões parciais, com o uso de quartos para fumadores em escritórios, teatros, restaurantes e bares. Fumar será permitido em pequenos bares e cafés, na sequência de protestos de adversários que citam os receios de perder clientes que fumam.

Os defensores de uma proibição de fumar mais rígida dizem que o governo é fraco porque a indústria do tabaco do Japão, o ex-monopólio estatal Japan Tobacco, ainda detém um terço da propriedade estatal.

O ministro das Finanças, Taro Aso, disse que as vendas de tabaco fornecem mais de ¥ 2 trilhões em receitas fiscais anualmente e uma perda dessa renda teria um grande impacto nas finanças do governo.

Organizadores dos Jogos Olímpicos japoneses dizem que fumar será proibido em instalações internas nos Jogos de Tóquio.

Bettcher disse que as preocupações sobre o impacto econômico sobre a indústria da hospitalidade são exageradas e que as medidas de controle do tabagismo protegem todos os cidadãos contra a exposição a fumaças e outras partículas tóxicas e cancerígenas que permanecem em tecidos, cortinas em quartos de hotel e em outros lugares.

Pesquisas no Japão sobre o impacto de uma proibição de fumar têm resultados mistos. Um deles prevê um declínio das vendas de bilhões de dólares em restaurantes e bares, enquanto outro diz que mais pessoas escolherão jantar fora se os restaurantes estiverem livres de fumo.

No Japão, que enfrenta problema com uma diminuição da população, morrem anualmente cerca de 15.000 pessoas – principalmente mulheres e crianças – fumantes passivos, de acordo com estimativas do governo e da OMS.

Fonte: The Japan Times.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM