pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Ostensiva Escolar de Santa Catarina, na “Rede de Segurança Escolar”.

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública da Polícia Militar de Santa Catarina (PMS) foram qualificados para integrar o programa de “Rede de Segurança Escolar”.

Preocupada com a proteção das crianças, adolescentes e adultos que frequentam diariamente as escolas de ensino infantil, fundamental e superior, a liderança daquela Instituição Militar Estadual projetou e implementou o programa ora destacado.

Informações gerais sobre o programa “Rede de Segurança Escolar”

Segundo informações do portal da PMSC, a finalidade é:

[…] desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das unidades de ensino.

Naquele entendimento, a pretensão é:

I – Proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar;
II – Assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança;
III – Proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades de ensino, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional;
IV – Estabelecer em parceria com a comunidade escolar, grupos de discussão para atuação na prevenção situacional do crime de acordo com a filosofia de policia de proximidade.

Dentre as estratégias elencadas, destacam-se a criação e fortalecimento de “vínculos junto à comunidade escolar”; a prevenção do crime, do ato infracional e do medo das pessoas, observando-se a geografia urbana, nos espaços externos das unidades escolares e a assessoria necessária à liderança diretora das escolas, notadamente na mediação e conciliação de conflitos ocorridos nos espaços escolares.

Ressalte-se ainda que, aliado “ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, a “Rede de Segurança Escolar” tem estratégias diferenciadas, descritas anteriormente, mas os objetivos de ambos são muito semelhantes.

Práticas observadas:

Fraiburgo – SC (3ª Companhia (Cia) do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) — Reunião com “diretores e diretoras de 16 escolas” que “estiveram no quartel da Polícia Militar em Fraiburgo, onde o programa foi apresentado pelo comandante da 3ª/15ºBPM, 2º tenente Marcos Rocha Castro, e pelo cabo Adir Koggi Marcondes”.

Concórdia-SC [“O comando do 20º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (20º BPM/Fron) iniciou o desenvolvimento do Programa “A Rede de Segurança Escolar”, criado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).”]

Fonte: PMSC 1, 2 e 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM