pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Como vivem as crianças africanas.

No episódio anterior, foram mostrados os aspectos políticos, sociais e econômicos em “Democracia: liberdade política e social na África, da série “nova áfrica um continente, um novo olhar”.

Neste quarto episódio, veja o vídeo destacado e aprenda mais “como vivem as crianças africanas”.

Na Etiópia, país onde cerca de 86% da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária, o abandono das salas de aula e a repetência ainda no primário são os maiores problemas. Uma realidade que atingia, em 2008, 23% das crianças entre 5 a 8 anos de idade. Para mudar este quadro, o Unicef criou o programa “child to child”, ou “criança para criança”, que já alfabetizou cerca de 20 mil alunos na Etiópia e em outros cinco países do continente. No programa, os adolescentes recebem treinamento e se tornam facilitadores das crianças mais novas.

Na África do Sul, o uso do esporte é uma forma de atrair crianças em situações de risco para projetos de apoio e resgate da infância. O país tem cerca de 4 milhões de órfãos. Muitos deles perderam os pais para o HIV. Por meio do projeto, crianças de 8 a 16 anos de idade fazem do futebol um aprendizado para toda a vida.

No Malawi, um dos países mais pobres da África, quase metade da população tem entre 0 e 14 anos de idade. Por causa da Aids, muitos adolescentes já são chefes de família e lutam para ajudar a sustentar as famílias. O Nova África mostra um programa de transferência de renda feito em parceria entre governo e o Unicef que tem beneficiado famílias pobres privadas de trabalho. O dinheiro recebido por meio do programa é fundamental para a sobrevivência das famílias e tem permitido que as crianças passem a frequentar a escola.

Na África do Sul, o Nova África ouviu Yvone Chaka Chaka , que foi a primeira criança negra a aparecer num show de talentos da TV Sul Africana. Hoje, uma das maiores estrelas da música do país e embaixadora do Unicef para as crianças africanas, Yvone fala sobre a situação da infância em seu continente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM