pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Polícia Militar do Amapá e a musicoterapia.

Tipo de tratamento que utiliza músicas, com letra ou somente na forma instrumental, a musicoterapia tem sido uma das práticas utilizadas nos hospitais brasileiros. O objetivo não é ensinar um paciente a aprender a cantar ou tocar um instrumento.

Quanto aos efeitos no organismo, tem-se que:

A música age diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade, além de aumentar a produção de endorfina, que uma é substância naturalmente produzida pelo corpo, que gera sensação de prazer. Isso acontece porque o cérebro responde de forma natural quando ouve uma canção, e mais do que lembranças, a música quando usada como forma de tratamento pode garantir uma vida mais saudável.

Dentre os principais benefícios da musicoterapia, há aqueles que “estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão”. Têm sido ressaltado outros benefícios da musicoterapia, quando se afirma que ela “Melhora a expressão corporal”; “Aumenta a capacidade respiratória”; “Estimula a coordenação motora”; “Controla a pressão arterial”; “Alivia as dores de cabeça”; “Melhora os distúrbios do comportamento”; “Auxilia em doenças mentais”; “Melhora a qualidade de vida”; “Ajuda a tolerar o tratamento contra o câncer”e “Ajuda a suportar dores crônicas”.

Nesse entendimento foi que a Polícia Militar do Amapá e Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima- HCAL, por intermédio das respectivas lideranças, decidiram pelo desenvolvimento de um projeto, a fim de que militares músicos participem das atividades programadas naquele estabelecimento público de atenção às pessoas hospitalizadas.

Cientes de que o “projeto tem o objetivo de levar boa música aos pacientes do hospital e assim ajudar em sua recuperação, além de tornar o ambiente de trabalho aos servidores mais agradável”, na última quarta-feira (29), assinaram um acordo de cooperação técnica que viabilizará a prática da musicoterapia.

Fonte: PMAP e Tua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM