pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Inovação dos serviços na Polícia Militar Goiana.

A inovação dos serviços de polícia ostensiva e preservação da ordem pública é uma das necessidades prementes para a melhoria da proteção comunitária de responsabilidade da Instituição Militar Estadual (IME).

A iniciativa da Polícia Militar de Goiás é um bom exemplo a ser seguido, onde se vê a busca do aporte tecnológico para a suplementação dos serviços inovadores e que aproximam os cidadãos e os membros da IME, indispensável aos resultados bem sucedidos.

Os detalhes sobre a inovação dos serviços foram assim destacados:

A Patrulha Rural Georreferenciada, inicialmente lançada pela PMGO no município de Catalão, e atualmente, com sua implementação prevista para todo o estado de Goiás, através do Plano Estadual de Segurança Comunitária Rural por Quadrante Georreferenciado, proporciona a utilização da tecnologia como aliada no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, como furtos e roubos, por exemplo, dando maior agilidade na resposta ao atendimento das ocorrências e também possibilitando maior eficiência na segurança rural do município.

Na patrulha, são utilizados GPS (em inglês, global positioning system), celulares, drones e notebooks para realizar o mapeamento e armazenamento de informações sobre maquinários, implementos agrícolas e marca de gado pertencente a cada propriedade. Esses dados, que serão coletados pelos policiais militares, serão colocados em um sistema informatizado, gerando um número de cadastro para o proprietário.

Dessa forma, quando houver solicitação de atendimento em uma fazenda, o proprietário informará o número cadastrado e a PM terá um banco de dados e a rota para deslocamento. Além disso, serão afixadas placas de identificação nas propriedades com os números da PMGO, promovendo um efeito preventivo ao indicar que é uma área monitorada pela segurança pública.

Como Funciona

A Patrulha Rural Georreferenciada precisa seguir alguns passos para que o processo seja efetivo. Os policiais visitam as propriedades rurais, coletam os dados do proprietário, fotografam a marca do gado, maquinário e insumos agrícolas e lança tudo em um sistema. Com o uso do GPS, os policiais registram as coordenadas do local e em seguida cada propriedade recebe um número de identificação em placas que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Quando houver uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.

Eventos recentes e programação

• Iporá: Lançamento da patrulha em fevereiro de 2017, bem como a capacitação e treinamento do efetivo policial militar;

• Senador Canedo, Bonfinópolis, Caldazinha, Bela Vista de Goiás e Itaberaí: Reunião com autoridades municipais e representantes de sindicatos para a apresentação do programa e busca de parcerias para sua implementação;

• Inhumas: Início de suas atividades em algumas propriedades rurais, com lançamento do programa previsto para o início de abril de 2017;

• Caiapônia: Efetivo policial militar já treinado para atuar de acordo com a nova modalidade de policiamento. Lançamento do programa previsto para 28 de março de 2017.

Fonte: PMGO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM