O PROERD é ação fundamental na proteção da Infância de Adolescência.

Todos os esforços possíveis — para prevenir o crime e reduzir o medo das comunidades a quem servem — devem ser buscados pelos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é um esforço que deve ser buscado e praticado em cada município brasileiro, a exemplo do que acontece em Sinop, no Estado do Mato Grosso.

Nesse entendimento, no sentido de cooperar na formação de crianças e adolescentes sinopenses, foi noticiado nessa sexta-feira (17), pela Instituição Militar Estadual mato-grossense que:

As aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) começaram nesta semana em Sinop. No primeiro semestre de 2017, o programa vai beneficiar 300 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal.

Por meio do 11º Batalhão da Polícia Militar (3º Comando Regional), o Proerd ensina as crianças os perigos e danos à saúde causados pela dependência química. Em 10 lições, em um total de 12 encontros, os instrutores vão mostrando como e por que dizer não às drogas e violência trabalhando a autoestima da criança e adolescentes.

Nas aulas são apresentados diferentes estilos de respostas para vários modos de abordagens, desde a oferta de drogas para uso, que pode vir de amigos e desconhecidos, como de ingresso no tráfico. Também são abordadas questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outras.

Ministrado pela sargento PM Cristina Ferri, que atua no programa há vários anos, ao final do curso os alunos receberão certificado de conclusão. No ato de formatura os formandos ainda assumirão o compromisso de repassar os conhecimentos adquiridos para seus amigos e familiares. Eles também se comprometerão a ficar longe das drogas e da violência.

Desde 2001, o 3º Comando Regional da Polícia Militar já formou 20 mil crianças incluindo o 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com Prefeitura (Secretaria Municipal de Educação).

Fonte: PMMT.

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*