pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Profissional de Polícia Ostensiva foi agredida, enquanto pedalava!

Neste domingo (12), 0 Jornal O Globo noticiou que:

A coronel Andréia dos Santos Ramos, da Polícia Militar, foi esfaqueada na manhã de ontem, durante tentativa de assalto em trecho da Ciclovia Tim Maia na altura do Elevado do Joá. Ela é oficial do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM (Cfap), e, segundo informações do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), foi abordada por um suspeito que portava uma faca enquanto pedalava.

Andréia, que sofreu ferimentos no braço e na perna, foi socorrida por um grupo de ciclistas, antes da chegada da PM e dos Bombeiros. Ela foi levada para o Hospital Miguel Couto, onde foi atendida e, em seguida, liberada. O suspeito fugiu.

De acordo com o Major Ivan Blaz, Relações-Públicas da Polícia Militar, a coronel passa bem:

— Infelizmente, ela foi mais uma vítima dos criminosos que atuam em pontos turísticos e áreas de lazer. Geralmente, são menores utilizando armas brancas, com rotas de fuga e evasão rápidas. Há muitas comunidades naquela área.

Na cidade do Rio de Janeiro, pratica-se o policiamento de bicicletas, em várias pontos de concentração de pessoas.

A localidade indicada na reportagem é um espaço que deve ser analisado, pelas forças de segurança pública, para receber esse tipo de policiamento, a fim de prevenir situações igual a que vitimizou a oficiala. Além disso, há muitas reclamações sobre a falta de segurança, dentre outras, conforme se vê na reportagem, destacando-se as seguintes:

“Esse é o Rio! Estamos atendendo uma moça que acabou de ser esfaqueada na ciclovia que liga a Barra a São Conrado. Treino interrompido para prestar ajuda a mais uma vítima da violência”.
[…]
— Nos últimos quatro meses, vi apenas uma vez uma dupla de guardas municipais percorrendo o local. A ciclovia neste trecho tem uma paisagem linda, mas os ciclistas são presas fáceis.

[…]

— Não temos policiamento dedicado exclusivamente àquele equipamento público, que recebe patrulhamento da Guarda Municipal, mas temos viaturas passando constantemente, principalmente nos fins de semana.

No fim da tarde de ontem, O GLOBO foi ao local e não encontrou nenhum tipo de patrulhamento. Apenas uma viatura da PM estava na entrada do túnel, próximo ao local do crime.

[…]

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que, em 2016, foram registrados 179 casos roubos de bicicletas em todo o estado. Em janeiro deste ano, foram registrados oito episódios, contra 21 do mesmo período em 2016. Para o triatleta e presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo, Raphael Pazos, os casos de roubo de bicicletas no Elevado do Joá estão ligados à interdição de trecho da ciclovia Tim Maia, em razão do acidente que provocou a morte de duas pessoas, ano passado.

[…]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM