pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Em Cacoal – Rondônia, os PMs vigiam para agir com habilidade!

No Município de Cacoal, no Estado de Rondônia, funciona, ha oito meses, o Centro de Videomonitoramento, com a coordenação dos profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, integrantes do 4º Batalhão da Polícia Militar.

É uma ferramenta que amplia as capacidades — de vigilância, agilidade e habilidade — indispensáveis ao moderno policiamento.

No vídeo institucional, foram expostas as alegações dos representantes dos parceiros envolvidos na proteção pública dos cacoalenses.

O projeto consolidou a iniciativa de vários setores, de modo que:

Com recursos iniciais de R$ 400.000,00 disponibilizados pelo Poder Judiciário e aporte de R$ 50.000,00 realizado pelo Sicoob, o sistema terá, de início, 10 câmeras e, ao final, deverá contar com 26 câmeras. Os equipamentos se destacam pelo longo alcance do zoom, que permite o alcance de imagens a 1.800 metros de distância e a captura nítida de imagens noturnas.

Desde a instalação do sistema de vigilância, os resultados mostram o quanto “as câmeras ampliaram o poder de atuação da Polícia Militar”. Foram registradas, entre junho de 2016 e janeiro de 2017, 54 ocorrências policiais, apoiadas pela ferramenta tecnológica de prevenção da criminalidade.

Dentre as ações registradas, “o videomonitoramento já contribuiu em ocorrências como recaptura de foragido, recuperação de veículos roubados, tráfico e posse de entorpecentes, lesão corporal, embriagues ao volante, furto em residências e em estabelecimentos comerciais, lesão corporal, acidente de trânsito, entre outras”.

Tudo isso porque, “segundo o gerente do sistema de videomonitoramento, tenente Ronnie Piterson”:

“As câmeras foram instaladas em locais definidos justamente pelo índice de criminalidade. Nós notamos que já com a implantação, os índices foram reduzindo, isso porque a presença das câmeras nos locais inibe a prática de crime”

“Já houve a redução na criminalidade por conta da instalação, mas ainda assim, 54 ocorrências foram flagranteadas pela PM por meio da Central de Videomonitoramento. Ocorrências que foram vistas através das câmeras pelos policias de plantão, que imediatamente contataram a Central de Operações e Rádio Patrulhas”.

“Além de ampliar a atuação da Polícia Militar, o videomonitoramento tem apoiado os demais órgãos de segurança pública, fornecendo imagens para diversas investigações criminais”

Atualmente, o sistema (com 11 câmeras de qualidade Full HD) tem sido monitorado por seis policiais militares que, em regime de plantões de seis horas, asseguram seu pleno funcionamento. do sistema. Os equipamentos instalados favorecem aos profissionais de serviços uma ” visualização nítida, em uma distância de 300 metros, as câmeras permitem visualizar, de uma forma geral, uma área superior a mil metros de distância”.

Fonte: PMRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM