pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Paris quase “em Chamas”!

Paris, quase “em chamas” caracteriza uma onda crescente de manifestações populares de “revolta contra a polícia”.

Segundo reportagens da RFI, tudo começou porque:

durante uma operação de busca de traficantes de drogas na tarde de quinta-feira (2), Um dos agentes teria usado um cassetete para agredir sexualmente um jovem[…] mas o caso só veio à tona no fim de semana, quando a família de Théo denunciou a agressão. O rapaz foi hospitalizado com ferimentos graves na zona retal e, após ter sido operado, recebeu uma licença médica de dois meses”.

O episódio aconteceu “no bairro de Aulnay-sous-Bois […] conhecido como uma zona de tráfico de drogas e a polícia faz rondas frequentes na região”. E “A cena, filmada pelo sistema de vigilância municipal, mostra os policiais batendo no jovem com cassetetes”.

Na entrevista dada ao canal de televisão BFM, na segunda-feira (6) Théo afirmou que os agentes “enfiaram o cassetete na minha bunda, de propósito”. Ele conta que a violência continuou dentro da viatura. “Eles me bateram, esmagaram minhas partes íntimas, cuspiram em mim, me insultaram”, relata.

Posteriormente, os quatro policiais franceses foram indiciados pela violência causada a Théo. “O sindicato de policiais Alliance condenou o papel da imprensa, que teria estigmatizado os policiais, e denuncia o fato de que os agentes ‘foram julgados antes mesmo da investigação começar’. A organização também ressaltou “as condições de trabalho difíceis da categoria nesses bairros”.

Outras manifestações foram realizadas nos dias 1618 e 19.

Conforme se vê no vídeo nesta quinta-feira (23), Paris foi palco de novos protestos contra a violência policial. Cerca de 800 e 1000 pessoas protestaram na região leste da Capital Francesa.

Os manifestantes, carregando cartazes e com palavras de ordem, bloquearam 16 escolas, durante o protesto, enfrentaram e forçaram barreiras policiais. destacando-se que:

“A manifestação, formada principalmente por estudantes, também contou com a presença de vários jovens mascarados, que vandalizaram carros, caixas-eletrônicos e fachadas de bancos”.

“Alguns dos participantes da marcha lançaram pedras contra os policiais que cuidavam da segurança da passeata. As forças de ordem revidaram com bombas de gás lacrimogêneo”.

“O diretor de uma escola na região de Nation, no leste da capital, foi ferido por um extintor de incêndio lançado por um manifestante. Segundo a polícia, pelo menos 21 pessoas foram detidas durante os protestos de Paris”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM