pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

A Polícia Militar Através dos Tempos

“A história está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.”
CARL SAGAN

A importância da história ora evidenciada por Carl Sagan é motivo de reflexão de todo(a) cidadão(ã). Conhecer as raízes da localidade, onde se vive, das instituições públicas e privadas, é uma das formas de compreensão da cultura, da social demografia, da realidade histórica, política e econômica e do desenvolvimento sustentável. As situações favoráveis ou desfavoráveis emergentes de cada uma dessas atividades refletem significativamente nas ações individuais e coletivas das forças de proteção da localidade considerada.

Consequentemente, permita-me questioná-lo(a):

Você, profissional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, conhece as raízes históricas da organização a que pertence?

Com o objetivo de orientá-lo(a) nesse desafiante mister, indico-lhe o Livro “A Polícia Militar através dos tempos – dos Primórdios ao Regimento Regular de Cavalaria” — da autoria do Coronel Leozitor Floro. Nele, além do Prefácio do saudoso Coronel Welther Vieira de Almeida — ex-Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) —, você, caro(a) leitor(a) encontrará preciosas lições explicitadas no Laudo de Crítica Historiológica (Análise por Interdisciplinaridade e Intertextualização) da autoria do Escritor e Professor de Português e Jornalista deste Pontopm — João Bosco de Castro.

A respeito desse autor, o renomado Escritor e Professor de Português — Coronel PM Jair Barbosa da Costa — escreveu:

O Coronel Leozitor Floro, talento vocacionado para a pesquisa histórica desde os tempos de Cadete da Academia Militar, vem-se debruçando em vasta bibliografia sobre a PMMG.

Como Oficial já Mestre em História, não só aprofundou e dilatou diacronicamente seu campo de busca na exploração do tema, como também escreveu sobre ele e participou de debates com reconhecidas autoridades no assunto.

Era de esperar que, mais tarde, o historiador transformasse em livro todo esse trabalho. Aqui se tem, pois, A Polícia Militar através dos tempos — dos Primórdios ao Regimento Regular de Cavalaria (volume I) que se resume de forma soberba esse empenho na procura da verdade acerca de determinados fatos históricos como, por exemplo, a origem da criação da PMMG, sua data real, compleição física do Alferes Tiradentes.

O ideal, a perseverança, a escolha do objeto stricto sensu a ser pesquisado, a responsabilidade e ousadia para enfrentar desafios – tudo isso, como se vê no curso desta obra, contribuiu para o resultado final, diga-se vitorioso, do pesquisador, ou seja, a oficialização da verdadeira data de nascimento da Polícia Militar de Minas Gerais.

A consagração desse feito vem consubstanciada no Decreto estadual nº 33.438, de 20 de março de 1992, assinado pelo Governador.

Esse fato, por si só, justificaria as 256 páginas deste primeiro volume que ainda registra, entre outros assuntos e quatro anexos, a polêmica do Autor sobre Tiradentes em contracena com o renomado professor Waldemar de Almeida Barbosa.

A historiografia de Minas e do Brasil está enriquecida com mais contribuição de Leozitor Floro.

Assista as cenas do enforcamento de Tiradentes, no seriado Liberdade Liberdade da Rede Globo de Televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM