Autor: João Bosco de Castro, Jornalista e Professor

OFICINA REDATORIAL GUIMARÃES ROSA. A partir do início de abril de 2018, organizarei uma sala de aula de Português, em Bom Despacho, para até sete (com o mínimo de cinco) alunos por turma, na Rua Pedro Simão Vaz, 217, Jardim dos Anjos. Cuidarei de dois cursos destinados a alunos de qualquer idade, a partir de…
Leia mais

0

06/03/2018 0

O OITAVO ANIVERSÁRIO DA MESAMARIANO

Às 9h30min de 23 de fevereiro de 2018, no Auditório da Fundação Guimarães Rosa — FGR (Rua das Chácaras, nº 210, Bairro Mantiqueira, Venda Nova, Belo Horizonte – MG), a Academia Epistêmica de Mesa Capitão-Professor João Batista Mariano — MesaMariano celebrou seu Oitavo Aniversário de Instalação, com pauta assentada em três pilares: 1. posse do…
Leia mais

1

01/03/2018 0

MILITAR RESPEITÁVEL, HISTORIÓGRAFO AUTÊNTICO…

Conheci-o, em 1966, como Tenente do Departamento de Instrução do Prado Mineiro, quando me iniciei no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi meu Professor de História Militar, História da Polícia Militar de Minas Gerais e Cerimonial Militar — especialmente sobre o Regulamento de Continências, Honras e Sinais de…
Leia mais

0

28/02/2018 0

CONHECIMENTO NÃO TEM PÁTRIA…

Conheço-o bem, desde seus primeiros dias de Cadete da Academia de Polícia Militar do Prado Mineiro, no ocaso da década de 1980. Fui-lhe Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, quando a Força Pública do “Animoso” Alferes ainda cinzelava e polia o espírito de seus Cadetes e Oficiais com os melhores engenhos de Erudição e…
Leia mais

0

25/01/2018 0

AMIGO…

AMIGO…   João Bosco de Castro.   A João Rodrigues de Castro, Meu Pai.     Alguém pergunte a si o que é ser gente, E a si mesmo responda, com nobreza E vontade de agir amavelmente, Que é ser capaz de olhar a Natureza   Co’os olhos de quem lê na água corrente As…
Leia mais

1

08/01/2018 0

Viva nossa Confreira ANA-ROSIANA!

ANA-ROSIANA. João Bosco de Castro. Existem pessoas raras, felizmente! Dentre essas raridades humanas, há Pessoas Maiúsculas, acima da condição de homem ou de mulher. Segundo Baltasar Gracián, o eminente Jesuíta do Barroco Espanhol, autor de ideias monumentais do século XVII, dentre as quais A Arte da Sabedoria [(Oráculo Manual y Arte de Prudencia, no Castelhano…
Leia mais

0

22/12/2017 0

DESNATAL…

DESNATAL… João Bosco de Castro. Não se quer paz colossal, Mas tolerância ideal Entre os mais ricos e pobres, Sábios-plebeus, rudes-nobres… Rebimbalhem sinos loucos Aos zonzos ouvidos moucos Do descascado operário: Desemprego e dessalário! Deus nos livre do Natal Infaustosamente feio, Empedernido-abissal, Com demônios de permeio, Medonho-comercial, De mesquinharias cheio, Tristonho-torrencial, Com barrelas meio-a-meio, Tiritante-glacial,…
Leia mais

0

21/12/2017 0

POLICIAL MILITAR ESCORREITO E INIGUALÁVEL…

Conheci-o, no Centro de Pesquisa e Pós-graduação da Polícia Militar de Minas Gerais (CPP – PMMG), em meados de 2002. Eu já estava na segunda fase de meu retorno à ativa da Corporação, às vésperas da publicação de meu quarto volume da Coletânea Essência Doutrinária, Glorioso Tormentório, após cujo lançamento se interromperia tal trabalho de…
Leia mais

0

06/12/2017 0

CANÇÃO DA TERRA (pensamentos por emoção).

CANÇÃO DA TERRA (pensamentos por emoção).   João Bosco de Castro. *   O Antropólogo-Folclorólogo Saul Alves Martins renovou, em 1998, sua poética e deleitosa Canção da Terra, dada a lume em 1955. Tal Livro dissemina encantamento entre os espíritos sensíveis à Beleza, mediante versos regozijantes e deliciosamente amenos. Saul Martins é Poeta, por agradável,…
Leia mais

0

01/11/2017 0