Polícia Militar e Prefeitura de Belo Horizonte buscam soluções para protegerem cidadãos e comunidades!

Na busca de ações integradas de proteção comunitária, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convergem entendimentos, no sentido de alcançarem o bem comum, para a proteção dos cidadãos e comunidades belo-horizontinas.

Nesse sentido, foi realizado um encontro de trabalho entre a liderança executiva daquelas instituições públicas, interessadas diretamente no equacionamento e encaminhamento para a solução dos problemas de polícia ostensiva e preservação pública, no município de Belo Horizonte, e da responsabilidade da PMMG e PBH.

Sobre o evento, encontramos no portal da PMMG que:

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assinaram um convênio de intenções para a cessão de um terreno da prefeitura para a construção de uma nova sede do 49º Batalhão de Polícia Militar. Em colaboração, a PMMG irá dar o treinamento e a estrutura necessária para que a Guarda Municipal se aprimore no uso de armas de fogo.

O prefeito Alexandre Kalil e o comandante-geral da PMMG, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, assinarão na próxima semana o termo de cessão propriamente dito. A partir de então será iniciada a reforma da atual estrutura existente no terreno, onde funcionava o Centro de Apoio Comunitário (CAC) Venda Nova, contudo já há algum tempo não vinha sendo utilizado para nenhuma atividade específica.

O 49º BPM terá uma sede totalmente nova em 2018, período em que está planejado o término das obras. O terreno está localizado entre a avenida Padre Pedro Pinto e rua João Ferreira da Silva, e tem uma área total de 10.780 km quadrados. Atualmente a entrada principal do 49º BPM é pela rua João Ferreira da Silva, 285, bairro Paraúna, região de Venda Nova.

Já o novo espaço está localizado em um ponto estratégico da região norte de Belo Horizonte, com acesso rápido aos dois principais corredores de fluxo de veículos da região, sendo a avenida Padre Pedro Pinto e avenida Vilarinho; próximo a movimentados centros comerciais da região, como o Centro Comercial de Venda Nova e do bairro Lagoinha/Leblon, este último divisa da área do 49º BPM com o 40º BPM (Ribeirão das Neves).

A instalação da unidade no terreno, ora cedido pela Prefeitura Municipal, irá contribuir sobremaneira para o fortalecimento da imagem institucional na região, bem como elevar a moral da tropa dos militares da unidade.

De acordo com tenente-coronel Freitas, comandante do 49º BPM, o batalhão foi criado há 8 anos e até então não tinha uma sede definitiva, funcionando de forma deficitária, não atendendo às necessidades da tropa e da população.

“Então desde que eu assumi o comando, há dois meses, começamos a correr atrás do novo terreno. Já havia um espaço cedido pela prefeitura em regime de comodato durante 30 anos, mas descobrimos recentemente que se tratava de uma área de preservação ambiental e aí voltamos a procurar”, relembra tenente-coronel Freitas.

Para o coronel Helbert, a partir do momento em que a nova sede do batalhão for implementada será um ganho enorme para a população. “Quando o tenente-coronel Gianfanco procurou o comando para levar a possibilidade desse apoio a Guarda Municipal, independente do terreno, já iríamos colaborar com a questão do treinamento de tiro. Com esse terreno agora será um ganho mútuo”, declarou.

Para o prefeito Kalil todos os esforços são para a cidade de Belo Horizonte e de um interesse alto da população, já que a prefeitura enxerga a colaboração como uma ação integrada da PMBH e da PMMG.

“A PMMG tem de transversalizar com a Guarda Municipal. Isso é uma necessidade. Todos são fardados, protegem e dão sensação de segurança, e nós temos de avançar”, finalizou o prefeito.

De igual modo, no portal da PBH, há as seguintes informações:

Nesta segunda-feira, dia 10, o prefeito Alexandre Kalil assinou o protocolo de intenções por meio do qual a Prefeitura de Belo Horizonte viabilizará a concessão de uso do imóvel localizado na Rua João Ferreira da Silva, nº 285, bairro Nova América, na região de Venda Nova, para sediar o 49º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Em contrapartida, a PMMG irá oferecer treinamento com arma de fogo para integrantes da Guarda Municipal de BH, disponibilizando salas de aula, estande de tiros e outros equipamentos necessários para o treinamento.

Intermediado pelo deputado Iran Barbosa, o protocolo de intenções foi assinado pelo comandante-geral da PMMG, Coronel Helbert Figueiró de Lourdes; pelo comandante do 49º batalhão da PMMG, Tenente-coronel Freitas; e pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. A nova localização do 49º Batalhão permitirá a melhor atuação da Polícia Militar, pois estará mais próximo do comércio e de escolas da região.

Fonte: PMMG e PBH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *