Policiais Militares do Pará encerraram o 1° Curso de Ações Preventivas Especializadas.

Policiais Militares do Pará encerraram o 1° Curso de Ações Preventivas Especializadas.

01/04/2017 Educação Profissional 0
Compartilhar

Os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública integrantes da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (CIEPAS), da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), participaram do encerramento do 1° Curso de Ações Preventivas Especializadas (CAPE), nessa sexta-feira (31) no Teatro Brigadeiro Camarão pertencente a Escola Tenente Rego Barros, informou a nota publicada no portal da Instituição Militar Estadual.

Após participarem daquela atualização qualificadora para o exercício de polícia ostensiva, os membros do CIEPAS terão melhores condições decisórias sobre as intricadas situações que enfrentam diuturnamente.

Leia a nota descrita a seguir, para conhecer mais do evento destacado.

O Curso teve como finalidade qualificar policiais militares para o policiamento assistencial especialmente voltado para a atuação com crianças e adolescentes.

Estiveram presentes o Comandante do Policiamento Especializado, Coronel Arthur Moraes; a Presidente da Corregedoria do CPE, Tenente Coronel Francimar Pinheiro; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, Tenente Coronel Sérgio Fialho, o Comandante da CIEPAS, Major Ricardo Varela, e a Coordenadora do PRO PAZ Mulher, a senhora Raquel Cunha. Também compareceram comandantes das unidades subordinadas ao CPE, oficiais, praças, convidados civis, familiares dos concluintes e a Banda de Música da PMPA.

O curso teve 29 alunos concluintes e uma carga horária de 155 horas para as seguintes disciplinas: Fundamentos do Policiamento Assistencial da CIEPAS; Direitos Humanos Aplicado a Atividade da CIEPAS; Legislação Básica sobre Uso Diferenciado da Força; Gerenciamento de Crises; Prevenção e Combate a Exploração de Crianças e Adolescentes; Relações Humanas e Interpessoais, dentre outras. Os alunos também tiveram instruções para o uso da arma Taser e de agentes químicos.

Segundo a Coordenadora do PRO PAZ Mulher, a senhora Raquel Cunha, “O maior beneficiário é a sociedade, através da qualificação do policial militar, que é encarregado de garantir direitos ao cidadão e em especial quando se trata de crianças e adolescentes, assunto em que fico sensibilizada, pois é um público bem vulnerável”.

Para a Cabo Rafaela Pedroso, primeira colocada do curso, “Através deste curso poderemos dar um melhor atendimento às ocorrências, e atendermos de maneira adequada este público infantojuvenil. Além disso, o curso aproximou os outros órgãos que trabalham em conjunto formando uma rede mais integrada”.

Para o Comandante da CIEPAS, Major Ricardo Varela, “É um marco para a CIEPAS, no que se refere a qualificação da tropa. Neste ano de 2017, demos o pontapé inicial e pretendemos continuar capacitando o efetivo policial para as nossas operações diárias. Agradeço também a Subcomandante da Unidade, a Capitã Verena Nascimento, pelo grande empenho, a todos instrutores do curso que dispuseram de tempo e conhecimento e a todos que estiveram ligados direta e indiretamente para que o 1° Curso de Ações Preventivas Especializadas tivesse seu encerramento com Louvor”.

Fonte: PMPA.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *