pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras

Comprometida com o papel de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, no contexto da segurança pública, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) cumpre seu ingente papel, com a formatura de novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras circunscritas aos comandos das 5ª, 7ª, 12ª e 14ª Regiões de Polícia Militar (RPM).

Nesse sentido, reforça-se o lema “Polícia Militar de Minas Gerais, 243 anos cultivando valores para melhor proteger você”. De igual modo, com as formaturas realizadas e programada para este 15 de junho de 2018, respectivamente, nos municípios de Uberaba (5ª RPM), Divinópolis (7ª RPM), Ipatinga (12ª RPM ) e Curvelo (14ª RPM), a Instituição Militar Estadual (IME) amplia sua capacidade operativa com novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras.

Resultante dos esforços programados, os policiais militares participaram do “Curso Formação de Soldados da PMMG/2018”, durante “sete meses”, sob o comando e orientação pedagógica das “Companhias Escola dos batalhões” de cada uma daquelas RPM. Cumpriram significativa jornada estabelecida na “matriz curricular”, elaborada nos “eixos legal, técnico e ético da profissão policial-militar”, cumprindo “carga-horária de estágios operacionais que enfatizaram a qualificação dentro do modelo de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais.”

A expectativa é a de que, com os Novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras, os cidadãos e as respectivas comunidades sejam destinatárias “de ações e operações policiais militares”, desenvolvidas com profissionalismo e competência, segundo “os princípios dos Direitos Humanos e os pressupostos da Polícia Comunitária”.

Com as novas formaturas, a PMMG amplia seu “efetivo aproximado de 43 mil homens e mulheres, e uma frota de dez mil viaturas, além de onze aeronaves”, e os seus membros estão orgulhosos, pois a IME “é o único órgão do Estado presente em todos os 853 municípios mineiros.”

Na 7ª RPM, novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras

Na postagem publicada no portal da PMMG, destacou-se que:

A 7ª RPM seguiu com as solenidades ainda na manhã desta sexta-feira, no 23º BPM, em Divinópolis, onde foram formados 68 soldados, os quais foram designados para reforçar o efetivo de 28 municípios da região. O Chefe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado, Coronel PM Robson José de Queiroz, foi o nome escolhido para apadrinhar a turma. O curso que teve início no dia 1º de novembro de 2017, foi acompanhado de perto pelo Comando Regional e contou com um corpo docente altamente qualificado, que contribuiu para a formação dos novos Soldados, com destaque para o trabalho desenvolvido pelos Oficiais e Praças que integram a 231ª Companhia de Ensino e Treinamento.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 7ª RPM, Coronel Marcelo Augusto Santos, e ao longo do evento foram homenageados o primeiro colocado no curso, Soldado Lucas Albino Alves, e o aluno destaque, Soldado Bruno Aparecido Campos de Oliveira, mas foi no discurso emocionado do orador da turma, Soldado Tayrisson Douglas Gomes Vicente, que ficou evidente a superação dos desafios do curso, o aprendizado das técnicas e práticas de segurança pública e o crescimento como seres humanos.

Os novos soldados desfilaram em continência à Bandeira, com sincronia e vibração, sendo aplaudidos pelo público presente. O paraninfo dos formandos, Coronel Queiroz, em seu pronunciamento destacou a importância dos valores cultuados na família, comparando-os aos valores cultuados na Instituição, como norteadores da missão constitucional da Polícia Militar, na defesa da sociedade e dos direitos do cidadão.
Finalmente, para o tradicional “fora de forma”, os novos Soldados formaram a figura de um triângulo em alusão à Bandeira do Estado de Minas Gerais, e após a autorização, romperam marcha rumo aos novos desafios.

Novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras da 12ª RPM

Destacou-se, também, naquela postagem, que:

A primeira solenidade do dia começou com a formatura dos novos soldados do 14º BPM, em Ipatinga, que pertence a 12ª RPM, onde foram formados 160 militares. A turma escolheu como paraninfo o ex-comandante da 12ª RPM, Coronel QOR Edvanio Rosa Carneiro. O treinamento dos novos soldados contou com disciplinas de caráter prático e teórico. O policiamento será dividido entre os municípios que compõem a área do 14º Batalhão em Ipatinga, 26º Batalhão em Itabira, 58º Batalhão em Coronel Fabriciano e 17ª Companhia Independente de Polícia Militar em João Monlevade.

Segundo o Comandante da 12ª RPM, Coronel Marcos Ângelo Vieira Júnior, a formatura de mais uma turma de soldados fortalece ainda mais o vínculo da PM com a comunidade. “A Corporação está em festa e acredito que a comunidade também, já que vai receber militares com uma formação sólida, para fazer frente à criminalidade. Esses militares foram preparados para a área operacional e interpessoal também, porque além de fazerem seu trabalho, procuram estar próximo do cidadão”.

No decorrer da solenidade, as soldados Naiara Rodrigues Abreu Azevedo e Thalita Evangelista Alvarenga foram homenageadas, pela primeira e segunda colocação, respectivamente, alcançadas durante o curso. Para a Soldado Naiara Rodrigues, finalizar o processo de formação em uma boa colocação é resultado de muito esforço e dedicação. “Esse é um curso muito intenso, já que temos sete meses de treinamento. É uma satisfação ver que as mulheres se destacaram à frente do curso”, comentou a nova Soldado.

5ª RPM, 12ª RPM e 14ª RPM terão novos policiais militares e mais proteção às cidades mineiras

Os comandos destacados acima realizarão, nesta data, respectivamente, nos municípios de Uberaba, sede do 4º Batalhão de Polícia Militar; Manhuaçu, sede do 11º Batalhão de Polícia Militar e Diamantina, sede do 3º Batalhão de Polícia Militar. A formatura programada pela 12ª RPM será prestigiada com a presença do “Subcomandante-Geral da PMMG, Coronel André Agostinho Leão de Oliveira, foi escolhido como o paraninfo da turma.”

 PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 430 soldados  PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 430 soldados
 PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 430 soldados  PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 430 soldados
 PMMG reforça a segurança no interior com a formatura de 430 soldados

Com as informações da PMMG

Uma resposta

  1. Dia icónico, momento ímpar, caminhos ao largo, histórias que se repetem no serviço da comunidade, como Robert Peel se pronuncia ” a polícia é o povo e o povo é a polícia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM