Polícia militar paraibana capacitou 87 novos instrutores para o PROERD

A Polícia militar paraibana capacitou 87 novos instrutores para o PROERD, segundo postagem publicada no portal da Polícia Militar do Estado da Paraíba (PMPB), sendo 86 policiais militares paraibanos e um pernambucano. No post publicado foram evidenciados a importância do PROERD e o encerramento do seminário realizado.

A importância do PROERD

A importância da atividade instrucional e ora reconhecida, na PMPB, evidencia igualmente a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, conforme destacado naquele post, informando que:

O PROERD é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education-D.A.R.E, criado em 1993, em Los Angeles. Em 1993, o Proerd chegou ao Brasil, e em 1998, chegou à Paraíba. O Proerd é um programa internacional, presente em mais de 50 países, que é desenvolvido por todas as polícias militares do Brasil. Até o final do ano de 2017, o Proerd-PB já formou 269.102 crianças, adolescentes e adultos, através de seus currículos que atingem a Educação Infantil, Séries Iniciais e o Ensino Fundamental, além dos Pais e/ou Responsáveis. O Proerd desenvolve um trabalho de prevenção primária, sendo mais uma ferramenta da Polícia Comunitária, pois fortalece os vínculos entre a Polícia, a escola e a família.

Outra particularidade alcançada, e consequente do fato de que a Polícia militar paraibana capacitou 87 novos instrutores para o PROERD, reafirma o compromisso estratégico da Instituição Militar Estadual, na proteção da infância e juventude e respectivas comunidades, a exemplo do que fez recentemente as polícias militares maranhense, catarinense, sul-mato-grossense e as demais co-irmãs brasileiras.

O encerramento do seminário realizado

A Polícia militar paraibana capacitou 87 novos instrutores para o PROERD, durante a realização “do II Seminário Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência-Proerd, no período de “23 a 25 de maio, no Centro de Educação, em Mangabeira”. E o encerramento das atividades aconteceu durante um evento muito significativo, realizado na última sexta-feira (25), pois “marcou o início das comemorações alusivas aos 20 anos de atuação do Proerd na Paraíba.”

O ato solene de encerramento do seminário — promovido aos 86 policiais militares paraibanos e um policial militar da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), foi prestigiado com as presenças “Subcomandante Geral Coronel Almeida Rosas, pelo diretor do Centro de Educação Coronel José Ronildo, pelos coordenadores Estaduais do Proerd de Pernambuco e do Rio Grande do Norte”, quando se realizaram:

[…] Várias homenagens foram realizadas durante o evento, onde foram destacados alguns militares que contribuíram para o sucesso do Proerd nos seus 20 anos de atuação na Paraíba, com a entrega de certificados e da Láurea do Mérito Educacional Pacificadora Zilda Arns, que é destinada a militares que contribuíram para as atividades educacionais e preventivas desenvolvidas pelo Proerd na Paraíba.

policia-militar-paraibana-capacitou-87-novos-instrutores-para-o-proerd policia-militar-paraibana-capacitou-87-novos-instrutores-para-o-proerd

Nas informações da capitã Polyanna Laura, foram ressaltadas as participações dos “(oitenta e seis) policiais da Paraíba, da Região Metropolitana e do interior do Estado, e de 01 (um) policial militar da Polícia Militar de Pernambuco”; dos “Instrutores de outras co-irmãs como Pernambuco e Rio Grande do Norte [que] atuaram na equipe de facilitação” e sobre o propósito do seminário, assim evidenciado:

[…]O objetivo da capacitação foi à atualização do currículo da educação infantil e séries inicias, que é direcionado para a prevenção primária. Este curso concluiu a tríade dos Currículos Proerd contemplados pela Metodologia Caindo na Real, baseada na Teoria da Aprendizagem Socioemocional.

Com informações da PMPB

0

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*