pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Alferes Tiradentes – Patrono dos Policiais Militares de Todo o Brasil

Neste 21 de Abril, uma postagem publicada no FaceBook da Polícia Militar de Roraima (PMRR) informa que o Alferes Tiradentes – Patrono dos Policiais Militares de Todo o Brasil.

A exemplo do que foi publicado neste Pontopm, destacando que os militares mineiros homenagearam o Alferes Tiradentesna postagem da PMRR, encontram-se, também, as seguintes informações:

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerais em 1746. Após exercer diferentes ofícios foi ser alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. Tiradentes, em um periodo em que o país sofria o domínio e exploração de Portugal, lutou bravamente pela independência do Brasil, juntamente com os inconfidentes, como eram chamados os integrantes da Inconfidência Mineira, do qual Tiradentes era o líder. As tropas, após delação de um companheiro de luta, prenderam todos os inconfidentes, que foram julgados, condenados, exilados e enviados à África. Porém, Tiradentes foi condenado à forca, vindo a ser executado em 21 de abril de 1792, na então cidade do Rio de Janeiro. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados. Seu corpo foi cortado, tendo suas partes penduradas em postes, ao longo da estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais.
Por sua bravura e demonstração de amor à Pátria, em 1946, o então presidente Eurico Gaspar Dutra, por meio de Decreto-Lei, instituiu o dia 21 de abril o “Dia das Polícias Militares e Civis”, sendo Tiradentes denominado o “Mártir da Independência” e considerado também o Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares e Civis do Brasil.
A participação de Tiradentes no movimento libertador foi um importante fator para a formação e desenvolvimento do país. Seu heroísmo, imbuído de valores éticos e morais lhe custou a vida, mas seu exemplo serve de motivação para todas as Forças Policiais, que trabalham incansavelmente, diuturnamente, arriscando as suas próprias vidas, protegendo e promovendo o bem comum de todos os cidadãos brasileiros.

Com as informações da PMRR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM