pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

A segurança pública é uma questão isolada de estados

 

A CBN publicou um podcast do colunista Merval Fernandes, com o título de “A segurança pública já não é uma questão isolada de estados”, Destacando ainda:

Esse problema virou uma questão de nacional. Os presídios no Brasil estão com problemas gravíssimos. Um plano nacional de segurança é fundamental para um combate organizado.

Ouça o podcast:

Ouso discordar do notável comentarista, pelas considerações, e afirmo que a segurança pública é uma questão isolada de estados.

A estratégia dos governos estaduais que recorrem ao governo central é um “habeas corpus” preventivo, pois não sabem como vão pagar as contas devidas.

É preciso dizer que os estados federados têm enorme (65%?) despesas e nenhum deles detém a competência necessária para gerar as receitas e honrar seus compromissos. Estes, estão relacionados com as despesas de dois grupos distintos. O primeiro, todas as despesas dos outros dois poderes, e o segundo, com as despesas da folha de pagamento dos servidores da segurança pública…e, depois, dos demais servidores.

Essa situação não é nova! Arrasta-se, desde antanho.

Agravou-se, nos últimos 30 anos, pois, não fizeram os investimentos devidos à gestão moderna e competente da educação e da saúde. Favoreceu ao surgimento do “estado paralelo” destacado na fala o ilustre jornalista, segundo as informações que pululam aqui, lá e acolá.

Agravou-se, mais recentemente, com o rombo do patrimônio público nacional e a incompetência gestora de arrecadação nacional e nos estados.

Agrava-se, pois, minguam os recursos financeiros e os governos não sabem até quando irão honrar os compromissos devidos, inclusive, com os outros dois poderes.

Com as informações da CBN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM