pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Os cuidados com os efeitos dos raios solares…

 

No vídeo destacada acima, há muitos esclarecimentos da “Tenente Lara Issa, médica dermatologista”, da Polícia MIlitar do Distrito Federal, explicando “a campanha Dezembro Laranja de prevenção de câncer de pele” e os cuidados que se deve ter na prevenção para evitar situações indesejáveis.

Mas, o sol está muito presente nos dias do Verão…

Leia também, em o “Sol: vilão ou mocinho?”, a opinião de “Daniela Gomes CUnha D’Assumpção Dermatologista oncológica da Vitalis Sanitas” publicada no Jornal O Estado de Minas, e transcrita a seguir:

O verão chegou e com ele as altas temperaturas. Estamos também no período em que a corrida para as praias, clubes e atividades ao ar livre torna-se mais intensa. Para falar do Sol é preciso revelar uma de suas características mais controversas. O astro-rei, principal fonte de energia do planeta e indispensável à vida, pode ser um aliado à saúde do homem e também um grande vilão. Tachar o Sol como só um ou só outro é visão deturpada. É preciso entender suas propriedades, buscar informações e conscientizar a população das melhores maneiras de tirar proveito dos benefícios do Sol e também alertar para as consequências de uma exposição inadequado à estrela central do sistema planetário.

No verão, o Sol está mais baixo no céu e a incidência de raios ultravioletas está mais próxima da Terra. Normalmente, o recomendado é se expor ao Sol em períodos até as 10h e após as 16h. No entanto, em dias mais quentes, o banho de Sol para crianças e idosos que têm a pele mais sensível deve ser liberado somente após as 17h, 18h no horário de verão.

Com moderação, o Sol pode ser um dos melhores remédios para o homem. Ele é fonte de vitamina D, que é produzida em contato com a pele humana, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar o bem-estar. A vitamina D tem diversos benefícios para o corpo. Um deles é o aumento dos níveis de cálcio no organismo, indispensável no fortalecimento de ossos e articulações. Ela também ajuda a prevenir doenças como osteoporose, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e ovários, doenças autoimunes e diabetes, além de reduzir os efeitos da obesidade. O Sol ainda tem o poder de melhorar a qualidade do sono, pois a luz dele é responsável por regular o ciclo do sono. O nosso corpo está condicionado a compreender que está na hora de dormir ou acordar.

A vilania do Sol está somente ligada à forma como nos expomos a ele. Sem moderação, o banho de Sol pode provocar queimaduras, alergias, acnes, herpes, cataratas. A doença mais temida decorrente da exposição inadequada ao Sol é o câncer de pele, tipo mais incidente na população mundial. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o órgão registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos.

Os tipos de câncer de pele mais conhecidos são os melanomas e não-melanomas. O melanoma é sempre maligno e, apesar de ser o tipo mais agressivo e mais grave, é pouco frequente (5% dos tipos de câncer de pele). Embora o melanoma normalmente traga medo e apreensão às pessoas, as chances de cura são de mais de 90%, quando a doença é detectada precocemente.

Já o tipo de câncer de pele não-melanoma é o de maior incidência e de mais baixa mortalidade. Ele assume tumores de linhagens diferentes, podendo ser carcinoma basocelular (70% dos diagnósticos) e o carcinoma epidermoide (25%).

Entre as medidas essenciais para evitar o câncer de pele está as de usar óculos escuros e protetores solares, cobrir as áreas expostas com uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas, evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h, inclusive no horário de verão. Passar filtro solar diariamente e a cada duas horas nas atividades de lazer e ao ar livre. Tomando esses cuidados, o Sol é a mais pura energia que podemos receber. Ele é vida!

 

Com as informações da PMDF (vídeo), EM Digital (texto) e Pixabay (foto).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM