pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Armas, munições, dinheiro e drogas foram apreendidos e oito pessoas presas e duas apreendidas na mega operação dos policiais militares paranaenses, em Curitiba e Região Metropolitana

 

Em uma mega operação realizada na capital paranaense, várias armas de fogo, munições, carregadores, dinheiro e emulsão explosiva foram apreendidos em várias ocorrências pelos policiais militares da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR). Foram presos oito pessoas adultas e apreendidas duas pessoas adolescentes.

A operação policial militar foi deflagrada pelos policiais militares do Batalhão de Operações Especiais, na Capital do Estado e na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de “intensificar o policiamento nos eixos de transporte coletivo, combater furto e roubo, recuperar veículos, bem como apreender armas e drogas e capturar foragidos da justiça.”

Leia as informações do post publicado, no portal da PMPR, e transcrito em seguida:

Uma submetralhadora, dois fuzis, quase 500 munições de calibres restritos, vários carregadores de arma longa, mais de R$ 4 mil em dinheiro e 36kg de emulsão explosiva (21 cartuchos) foram apreendidos durante uma megaoperação desencadeada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na Capital do estado e na Região Metropolitana de Curitiba nesta terça-feira (31/10). O objetivo das ações eram intensificar o policiamento nos eixos de transporte coletivo, combater furto e roubo, recuperar veículos, bem como apreender armas e drogas e capturar foragidos da justiça. Dez pessoas foram encaminhadas (oito adultos e dois menores apreendidos). Os resultados foram apresentados no final da manhã desta quarta-feira (1º/11) no Cope, em Curitiba.

“O que chama a atenção é que esta ação do BOPE chegou também ao crime organizado apreendendo grande quantidade de material explosivo, armamento pesado, possivelmente usado para roubo a bancos e explosão de caixas eletrônicos, além de munição e coletes balísticos. Isto demonstra a necessidade de se termos operações como esta e, por isso, é que o BOPE sempre está na rua combatendo o crime” avaliou o Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.    Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.

O Secretário informou ainda que a partir de agora a Polícia Civil aprofundará as investigações em ao grupo preso, bem como sobre o material apreendido. “Antes de uma operação como esta a PM faz um trabalho grande de inteligência e de levantamento de locais e de pessoas envolvidas, por isso é importante que a população passe informações e auxilie no levantamento de dados, para isso temos o telefone 181 disk-denúncias.”

De acordo com o Comandante do BOPE, tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, a operação foi planejada de forma que as abordagens acontecessem em Curitiba e posteriormente na RMC. “Desta forma conseguimos congelar a cidade e fazer um cinturão de segurança. O COPE nos apoia e agora identificará estes envolvidos, pois alguns já tinham passagens por outros crimes. Nós não vamos parar, todos os dias vamos continuar agindo contra o crime”, disse.

Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.  Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.  Curitiba. 01 de novembro de 2017 - Mega opera??o do BOPE.

OPERAÇÃO – As atividades iniciaram-se na tarde de terça-feira (31/10) e seguiram até a madrugada de quarta-feira (1º/11). Quase 200 homens em 43 viaturas deslocaram para pontos diferentes de Curitiba com foco nas regiões Leste, Sul e Norte. Após o congelamento da cidade as equipes seguiram para a Região metropolitana de Curitiba (RMC). No total foram abordados cinco estabelecimentos comerciais, 91 carros, 26 motocicletas, 53 ônibus e 2.397 pessoas, das quais foram encaminhadas as 10 citadas.

“A partir do levantamento de estatística descobrimos horários e locais com maior índice de furtos e roubos a ônibus e de veículos, planejamos a operação e executamos. Abordamos ônibus no intuito de flagrar oportunistas e os fura-catraca”, explicou. “O resultado da operação só mostra que estamos no caminho certo”, enfatiza o tenente-coronel Hudson.

O tenente-coronel Hudson lembra ainda que a operação também visou recuperar veículos. “Este objetivo também foi alcançado, ou seja, recuperados quatro carros e uma moto, que tinham sido furtados ou roubados, e agora estavam sendo usados pelos criminosos. Também recuperamos placas de veículos, que são frias ou retiradas de carros roubados”, explicou. “Abordagem a veículos é importante, em uma das situações os policiais suspeitaram de dois homens que desceram de um carro, fizeram a abordagem e apreenderam a submetralhadora. Em seguida deslocaram até uma residência onde apreenderam os cartuchos de emulsão e outras armas”, descreveu.

Megaopera??o do Bope apreende submetralhadora, fuzis e quase 50 kg de explosivos na grande Curitiba

OCORRÊNCIAS – Numa das ocorrências em São José dos Pinhais (SJP) a PM desarticulou um grupo fortemente armado. Equipes patrulhavam na cidade, bairro Afonso Pena, quando viram dois homens descerem de um veículo Logan prata e seguirem sentido um mercado, em atitude suspeita. A abordagem foi feita neles e no veículo, onde foi localizada a submetralhadora e 35 camisetas novas. “Em seguida as equipes do BOPE foram seguiram para uma residência onde localizaram dois veículos (um Honda CRV e um Ford Fiesta Sedan), o dinheiro, os 36 kg de emulsão explosiva, a maioria das munições, quatro coletes balísticos, os carregadores de arma longa, toucas balaclava e máscara, dois fuzis, quatro televisores e seis placas de veículos. Alguns dos materiais estavam nos veículos. Na residência foram presos mais dois homens. Em continuidade à ocorrência, foi encontrado um veículo Siena roubado. Neste local, três homens foram presos”, conta o tenente-coronel Hudson.

Ainda em SJP, em ocorrência distinta, houve um roubo à farmácia, as equipes do BOPE foram chamadas e conseguiram apreender dois menores que estavam com uma arma artesanal e dinheiro do roubo. “Eles foram reconhecidos por funcionários da farmácia como autores e por isso foram apreendidos”, destaca o tenente-coronel Hudson. Ainda na operação, durante um bloqueio feito no bairro Cajuru em Curitiba, um homem tentou furar a barreira policial, com uma motocicleta, mas foi detido. A moto era furtada e foi recuperada e ele detido.

 

Fonte: PMPR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM