pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Policiais militares maranhenses realização o IV Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural

 

Na presença dos comandantes da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e de autoridades convidadas, foi realizada a solenidade de abertura e a aula inaugural do IV Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural.

Na aula inaugural ministrada, coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante geral da PMMA “afirmou que as ações criminosas têm sido reduzidas, chegando a zero assalto a banco, com ações coordenadas e integradas entre as polícias Federal, Militar e Civil […]”.

Com um total de 40 alunos matriculados, entre eles oficiais e praças, sendo 38 da PMMA e dois da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o curso funcionará em diversas unidades da PMMA, do Corpo de Bombeiros Militares e do Exército Brasileiro.

Serão ministradas aulas teóricas e práticas de “tiro tático, combate em ambiente confinado, técnica de abordagem, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo.”

Leia mais informações sobre o evento ora destacado, na notícia publicada, no portal da PMMA, e transcrita a seguir:

A Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino e do Comando de Policiamento Especializado inicia hoje o IV CURSO DE OPERAÇÕES E SOBREVIVÊNCIA EM ÁREA RURAL (IV COSAR). A solenidade de abertura do curso ocorreu nas primeiras horas da manhã, nesta quinta (10) e contou com a presença do comandante geral da PMMA, coronel José Frederico Gomes Pereira, do subcomandante geral, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, do diretor de ensino da corporação, coronel Laércio Ozório Bueno, dos comandantes do Policiamento de Área Metropolitana 2 e 3, respectivamente, coronel Aritanã Lisboa do Rosário e coronel José Maria Honório Carvalho Filho, da ouvidora da Secretaria de Segurança Publica, Elivânia Estrela Aires, comandantes de unidades, oficiais e praças integrantes das Forças Armadas, agentes da Polícia Federal, integrantes da Guarda Municipal de São Luís, oficiais, praças e funcionários civis PMMA.

O IV COSAR contará com 40 alunos, sendo oficiais e praças, dentre esses, dois são integrantes da Polícia Militar de São Paulo.

DSC 1806

DSC 1787

O subcomandante geral da PM, coronel Luongo, destacou a importância das instruções, dos cursos de operações especiais e dos grupamentos especializados. “O COSAR faz a diferença no interior do Estado. Esse curso desperta a condição de excelência no profissional militar”, disse o coronel.

Os policiais militares receberão instruções em Imperatriz, Estreito, Carolina, especialmente voltadas para o combate a quadrilhas de roubo a bancos e estabelecimentos financeiros. Além do Estágio de Adaptação e Sobrevivência na Selva, a cargo do 52º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), em Marabá-PA, unidade do Exército Brasileiro.

Em São Luís, serão treinados no Corpo de Bombeiro e na Base da Companhia de Operações Especiais. O período do curso será de um mês, com aulas práticas e teóricas, os 40 alunos terão várias disciplinas, entre elas, tiro tático, combate em ambiente confinado, técnica de abordagem, ações antibomba, operações policiais especiais, invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo.

A palestra de abertura foi feita pelo coronel José Frederico Gomes Pereira, comandante geral da PMMA. O comandante agradeceu a oportunidade de estar participando da aula inaugural e afirmou que as ações criminosas tem sido reduzidas, chegando a zero assalto a banco, com ações coordenadas e integradas entre as polícias Federal, Militar e Civil, além do implemento das tropas especializadas, a exemplo do COSAR e da implantação das Unidades Táticas das Cidades.

DSC 1797

DSC 1846

Fonte: PMMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM