pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Policiais militares cearenses participam do 14º Curso de polícia ostensiva montada

 

 

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) iniciou 14º Curso de polícia ostensiva montada, com o objetivo de qualificar os profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

A cerimônia policial militar de abertura do curso foi abrilhantada por diversas autoridades militares e civis, inclusive, a “chefe da Casa Militar, coronel PM Túlio Studart, que apresentou o programa Ceará Pacifico, explicando as ações e o papel da Polícia Militar no programa.”

A notícia publicada no portal da PMCE destaca as vantagens “do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis”. Por isso, os policiais militares cumprirão uma jornada escolar de 340 horas/aulas.

Dentre os participantes, além dos militares da PMCE, há um representante da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.

Leia outras informações inseridas na notícia transcrita a seguir:

Com o intuito de reforçar o trabalho do Regimento de Polícia Montado da PMCE – unidade responsável pela realização do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis – a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta terça-feira (01), mais uma turma do Curso de Policiamento Montado (CPMont). Esta é a 14ª edição do curso, sendo a primeira destinada exclusivamente a oficiais. Ao todo, 15 policiais participam da capacitação, incluindo um oficial do Mato Grosso do Sul (MS).

Segundo o comandante do RPMont, tenente-coronel PM Ricardo Barbosa, a capacitação do quadro de oficiais é uma forma de multiplicar a doutrina da cavalaria. Ele explica que esta é uma das modalidades de policiamento mais eficazes no combate à criminalidade. “O policiamento montado é um processo de policiamento que faz de forma perfeita a missão policial militar que, é a ostensividade e prevenção, porque a presença do animal, a visibilidade do policial, o porte do animal, são características e vantagens fortes”, pontuou o oficial.

A especialização possui uma grade curricular de 340 horas/aula, e contempla em seu conteúdo programático aulas teóricas e práticas de direitos humanos; ética e cidadania; didática equestre; ordem unida a cavalo; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; tiro policial prático montado; técnica de policiamento montado (TPMont); instrução de equitação; instrução do cavaleiro e controle de distúrbios civis a cavalo, além de estágio prático supervisionado.

O início da capacitação foi marcado pela palestra do chefe da Casa Militar, coronel PM Túlio Studart, que apresentou o programa Ceará Pacifico, explicando as ações e o papel da Polícia Militar no programa.

Estiveram presentes no evento o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior; o secretário executivo da PMCE, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; o secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade; o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira; o coordenador de apoio logístico da PMCE, coronel PM Manuel Ozair Santos Junior; o professor emérito da Academia Edgar Facó, coronel Francisco Austregésilo Rodrigues Lima e a Comandante do Colégio da Policia Militar, tenente-coronel Asmenha Cruz Torquato.

Fonte: PMCE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Equipe PontoPM

Equipe PontoPM