pontopm
Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

58 policiais militares concluíram o Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Paraná

Mais 58 policiais militares, após a conclusão do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Paraná, aumentarão a proteção pública daquele Estado, na notícia publicada no portal Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR).

Na solenidade policial militar, os concluintes do curso, familiares, convidados e os membros da PMPR, tiveram a oportunidade de apreciar um dos mais significativos momentos na vida dos novos guardiães paranaenses. São homens e mulheres valentes que aprenderam e se qualificaram para superar desafios e atuarem como verdadeiros profissionais de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

Leia mais sobre os detalhes da formatura, na reportagem de Marcia Santos, jornalista PMPR, transcrita em seguida:

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) comemorou a formatura de 58 novos sargentos nesta quarta-feira (19/07), após 750 horas/aula com atividades teóricas e práticas. O Curso de Formação de Sargentos (CFS) foi coordenado pela 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (1ª EsFaep). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

“A figura do sargento é um elo essencial em toda estrutura da cadeia de comando e também para as atividades operacionais. A duras penas conseguimos realizar esse curso de formação de Sargentos, então para nós significa uma conquista e é um alento às unidades que estão ávidas por profissionais qualificados para o exercício das suas competências”, disse o Comandante-Geral, coronel Tortato.

O Comandante-Geral destacou ainda que o efetivo de 58 novos sargentos formados em Curitiba somam-se a outros 60 profissionais que passaram pelo curso recentemente em Maringá. “A APMG tem se esmerado de modo diferenciado, por meio da primeira e segunda EsFaep, na formação e qualificação desses profissionais. Nós temos a certeza de mais uma etapa cumprida e de um alento para as atividades administrativas e operacionais da corporação por meio da inserção desses integrantes”, acrescenta.

A primeira colocada geral do Curso, sargento Elisiane Cristine Fernandes dos Santos, foi parabenizada pelo desempenho aplicado durante as fases da capacitação. “É uma conquista inesperada porque é uma capacitação muito difícil. É um período longo (6 meses) de muita batalha e valorizo a oportunidade que tive”, explicou.

A formação do sargento, segundo o Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, é essencial para a coordenação de frações de tropa, um elo entre o Comando e os comandados. “É um curso que prepara o profissional para o exercício de liderança, assessoramento, comando de pequenas frações de tropa, os quais auxiliam os oficiais no exercício operacional e administrativo. Durante o período de instrução os alunos aprimoraram conhecimentos nas ciências policiais e pedagógicas, principalmente das técnicas Policiais Militares, todas elas voltadas ao cumprimento da legislação aos direitos humanos e à cidadania”, afirmou.

Os formandos receberam as novas divisas de seus familiares, os quais retribuíram com um botão de rosa, expressando o amor e reconhecimento pelo apoio emocional aos militares estaduais durante o período de curso. “É indescritível a sensação de se formar, a emoção é muito grande. A distância da família é o que mais aperta o coração, mas buscamos superar isso e focar nos estudos para ter o melhor resultado possível”, explica o sargento Luciano Aparecido do Nascimento.

A sargento Aline de Jesus Resende Blanc comemorou a conquista ao lado da família e diz ter a o sentimento de dever cumprido. “Muitas horas e muito empenho tivemos que dedicar, mas valeu a pena chegar nesse dia. Estou muito feliz, sabendo que a missão foi cumprida”, salienta.

A cerimônia contou com as presenças do Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel, do Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, do Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, do Chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa, coronel Nelson Argentino Soares Júnior, do Comandante da Academia Policial Militar (APMG), tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, além de demais oficiais e praças da unidade, e convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o(a) Autor(a):

Picture of Equipe PontoPM

Equipe PontoPM